O Censo Agropecuário de 2006, o último lançado pelo IBGE, revela que a agricultura familiar é responsável, no Pará, por 84% da produção de arroz e 69% de milho. Além disso, 82% do café arábica e 83% do feijão também resultam das propriedades familiares.
Banana, feijão, laranja, mandioca, milho, pimenta-do-reino, tomate, bovinos e frangos são os produtos que garantem a boa fase da agropecuária paraense no norte do país.
Na agricultura destaca-se no Pará a produção de laranja, banana, cana-de-açúcar, coco, arroz, mandioca, cacau, feijão, soja, milho e pimenta-do-reino – em que o estado é o maior produtor nacional -. Na pecuária, as criações de gado de corte e de bubalinos (criação de búfalos) compõem 97% da criação animal no Pará.
O Pará é líder na produção nacional de açaí, abacaxi, cacau, dendê, mandioca e pimenta do reino. Também destaca-se na produção de limão, banana e coco, ocupando, respectivamente, o 2º, 3º e 4º lugar no ranking nacional.
O Estado se destacou na produção de mandioca, abacaxi e cacau, alcançando a posição até de maior produtor desses produtos", informa Douglas Oliveira, gerente de Pesquisa do IBGE no Pará.
A vegetação é de Floresta Amazônica, com pequenas áreas de Mangue e Cerrado.
Destaca-se em primeiro lugar na produção de ferro, bauxita, cobre e caulim, além de ser grande produtor de manganês, níquel, calcário, ouro, gemas e outros minérios de uso na construção civil”, afirma o diretor de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ronaldo Lima, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento ...
Assim, como principal atividade econômica o estado se destaca pela exportação de alumínio e o minério de ferro. Bauxita, manganês, calcário, ouro, estanho também são extraídos no estado. Outros setores que sustentam a economia são a agricultura, a pecuária, o setor de serviços e a indústria.
Portanto, o segmento de serviços e comércio é o principal responsável pelo PIB do estado (60,4%). Essa atividade é impulsionada pelo turismo, que tem apresentado destaque, principalmente em Belém, capital do Pará.
A agricultura comercial no Brasil possui enorme importância, pois faz com que o setor agrícola tenha um expressivo lucro. Esse setor corresponde, em média, a 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Isso corresponde a R$100 bilhões, juntamente a outro setor muito lucrativo que é a pecuária.
Agricultura comercial e familiar. Ao contrário das características da agricultura comercial, a agricultura familiar é realizada em propriedades bem menores – como o próprio nome já diz. Nesse segmento, portanto, geralmente quem trabalha é a própria família.
Já as atividades agrícolas são mais intensas na região nordeste do estado, onde destaca-se o município de Castanhal; a agricultura também se faz presente, desde a década de 1960, ao longo da malfadada Rodovia Transamazônica (BR-230), mas principalmente ao longo da BR-158, BR-010 e BR-316.
Foto: ASCOM SEMAS “O estado do Pará se destaca no cenário nacional como maior produtor de minérios do País.
Qual fermento para massa doce?
Quem fiscaliza os bens culturais tombados?
Quem tem mais chance de ter câncer de mama?
Qual é a maior fábrica de chocolate do Brasil?
Em quais situações a que a lei penal pode retroagir?
Quem levou o paralítico até Jesus para ser curado Lucas 5 17-26 *?
Para que serve o recurso de apelação cível?
Quando se consuma o abandono de posto?
O que acontece após o recurso de apelação?
Como lavar Tupperware pela primeira vez?
O que faz um diretor de arte sênior?
Quantas seringas para preenchimento malar?