A articulação esternocondral ocorre entre o osso esterno e a cartilagem costal, sendo constituída de cartilaginosa hialina (apenas na 1ª costela) e classificada em sincondrose.
Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.
Partes de quatro ossos esternos exibindo forames esternais no corpo do osso e ausência no osso esterno da direita. A dimensão longitudinal do forame esternal apresentou-se com variação de 0,3 até 0,9cm, com tamanho médio de 0,65cm (Tabela 1), sendo este valor inferior a 1,1cm já registrado (Silva et al., 2010).
As sete primeiras costelas, também chamadas de costelas verdadeiras, se unem ao esterno pelas cartilagens costais....
Esterno | |
---|---|
Vista anterior do esterno | |
Caixa torácica com os primeiros ossos do membro superior: clavícula, escápula e úmero | |
Latim | Sternum |
Articulações | Clavículas, costelas |
As principais articulações torácicas incluem os discos intervertebrais e as articulações costovertebrais, esternocostais, esternoclaviculares, costocondrais e intercondrais.
Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.
Por conta da posição bem centralizada, ele tem a finalidade de proteger os órgãos torácicos, como o coração, os pulmões e o estômago. Além disso, funciona como uma ponte óssea entre os músculos do corpo. As costelas, neste caso, também são ligadas por conta do osso esterno.
As costelas, neste caso, também são ligadas por conta do osso esterno. O ligamento ocorre de forma direta ou indiretamente. Sobretudo, omo está na face anterior do tórax, é facilmente apalpável. Se você parar para observar, o osso está abaixo da pele, entre a linha frontal das costelas.
Em síntese, a localização exata do osso é na face anterior do tórax. Por conta da posição bem centralizada, ele tem a finalidade de proteger os órgãos torácicos, como o coração, os pulmões e o estômago. Além disso, funciona como uma ponte óssea entre os músculos do corpo.
No recém-nascido certos ossos são constituídos de partes ósseas que se soldam (unem) durante o desenvolvimento para formar um único osso no adulto. No entanto, nos idosos há tendência para soldadura de dois ou mais ossos levando a uma diminuição do número total.
Quanto tempo demora para secar a lenha?
Como transferir dinheiro do Caixa Tem antes da data de saque?
Como descobrir a fórmula mínima?
É possível instalar o Android em um Windows Phone?
Como deixar o arroz branco integral?
Qual a importância das inovações nos meios de comunicação?
Como usar o acendedor de cigarro?
O que acontece se passar alho na espinha?
O que é ser um profissional proativo?
Quanto tempo demora pra secar um insulfilm?
Qual a melhor marca de tinta emborrachada?
Qual a importância dos microrganismos para os seres humanos?
Como os microrganismos são classificados de acordo com a necessidade de oxigênio?