borracha
O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de látex obtido da árvore da borracha (Castilla elastica) nativa das áreas tropicais do sul do México e da América Central. O látex era transformado em borracha após ser misturado com seiva de Ipomoea alba.
Para os astecas, a modalidade ganhou o nome de “tlachtli”, já os maias o definiram como o “pok-ta-pok”. Nesse jogo pré-colombiano, eram organizadas duas equipes de sete jogadores que deveriam atingir um pequeno círculo de concreto afixado em duas extremidades do campo com uma pesada bola de borracha.
A civilização maia foi uma das mais complexas que habitaram a América antes da chegada dos conquistadores europeus. Ocupou uma região que corresponde hoje à planície de Iucatã, no México, e aos territórios da Guatemala, de Belize e de Honduras.
Chamado de “pok-ta-pok” pelos maias, de “ullamaliztli” pelos astecas e de “juego de pelota” pelos conquistadores espanhóis, o jogo de bola mesoamericano foi o mais importante esporte ritualístico das antigas civilizações da Mesoamérica.
Jogos mortais: o esporte que era febre nas civilizações maia e asteca. Bola em campo, equipe a postos. O objetivo: passar uma pequena bola de borracha por um aro vertical feito de pedra, utilizando, para isso, os joelhos, cotovelos e quadris.
era um jogo de bola bastante popular entre os astecas que lembra tanto o futebol como o basquete. As duas equipes adversárias se enfrentavam em um campo em forma de "T" maiúsculo. A bola, de borracha é bastante pesada, só podia ser tocada e lançada com os joelhos ou os quadris.
Na própria Tenochtitlán (a capital Asteca e segunda maior cidade (esta era uma cidade, não apenas um Centro Cerimonial) do mundo na época, com cerca de 700 mil habitantes), o Tlachtli era praticado no Centro cerimonial, ou seja, na única área da cidade cuja circulação do indivíduo comum estava vedada.
Grande parte do trabalho do líder é apagar incêndios e manter a moral da equipe, assim como o nível de confiança no negócio. Se você espera que sua equipe trabalhe duro e o faça com qualidade, você é o primeiro a dar esse exemplo. Não há motivação maior do que ver o chefe comprometido com o projeto que você também ajuda a criar.
O trabalho em equipe é algo extremamente importante e eficaz para as empresas, desde que seja conduzido da maneira correta. Uma equipe mal orientada, desmotivada, sem estímulos, pode levar projetos por água abaixo e até mesmo prejudicar os resultados que a organização planejou para se alcançar o sucesso no mercado em que atua.
O líder atual necessita não só de habilidades técnicas para gerir colaboradores e equipes, mas também da capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações. Para saber mais é só continuar lendo o artigo! que você merece! que você merece!
Segundo Warren Bennis, conselheiro de quatro importantes presidentes americanos – “Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade”. Esta também é uma das muitas habilidades que nos ajudam a explicar o que é ser líder e o valor do seu papel tanto no contexto das empresas como dá sociedade de modo geral.
Como se livrar de algo que te faz mal?
Como os direitos humanos são vistos no Brasil?
Quando foi criado o personagem Garfield?
Qual era a atividade econômica mais lucrativa do Império Bizantino?
Como o Gato de Botas conseguiu se livrar do bruxo?
Como me lembrar da minha infância?
Em qual temporada o Glenn morre?
Como funciona a rede trifásica?
Como saber qual é a minha VPN?
Como ver assinatura eletrônica XP?
Como a CBO pode ser consultada na carteira de trabalho?