Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.
A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você. Me curvar ao outro é estar, humildemente, disposto a ouvi-lo. Escutar e, mesmo sem concordar, respeitar.
Esses são os Pretos Velhos da Umbanda, que em suas giras nos terreiros representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referencia para aqueles que os procuram, curando, ensinando e educando, aos encarnados e desencarnados necessitados de luz e de um caminho a trilhar.
Por isso, quando falar com um preto velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas. Entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.
A Casa dos Pretos-Velhos Dentro da “casinha branca de varanda” como narra a poesia, encontra-se um casal de Pretos-Velhos e a frente da Casa, as pessoas geralmente depositam suas oferendas. Seu dia de comemoração é 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura.
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.
Os Pretos-Velhos são uma linha de trabalho de entidades dessa religião de matriz africana; são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos, que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Peço as Santas Almas, principalmente ao meu Preto Velho – dizer o nome que me conforte, que me dê o amparo de sua força, que me dê a força de sua paz, que me dê a paz de sua alegria espiritual, pois nesse momento, eu – dizer seu nome todo – preciso saber que estou cercada, amparada e protegida por vós, meu protetor(a) ...
Pontos de Umbanda dos Pretos Velhos Ponto de Preto Velho 1 “Ele é dono de Terreiro. Já firmou gongá. Saravá meu Pai Antônio. Saravá seu Jacutá.” Ponto de Preto Velho 2 “Um galhinho de arruda. A vovó me deu. Um galhinho de arruda. Pra me proteger. Eu agradeço a essa linda Preta Velha. Um galhinho de arruda. Ela me ofereceu
Suas orientações contém uma elevada sabedoria espiritual. Embora os Pretos Velhos (e os outros Guias da Umbanda) pertençam a Linha maior de Obaluaê, eles trabalham também na energia dos demais Orixás e isso faz com que obtenhamos nomes diferenciados de acordo com as regiões das quais eles vieram. Exemplos: Ogum – Pai Francisco D’Angola.
Cores dos Pretos Velhos Por serem pessoas muito simplórias e pela linha de trabalho que estão, a cor principal que os representam é o branco. Oração dos Pretos Velhos
Sentado no chão ou em banquinhos, fumando cachimbo ou cigarros de palha, o Preto Velho utilizar ervas como a arruda, água fluidificada e baforadas para limpar ou harmonizar as vibrações de seus médiuns ou de consulentes. Receitam tratamentos caseiros, banhos de ervas, chás, entre outros, para os males do corpo e do espírito.
Como posso fazer para deixar meu teclado volta ao normal?
Quem é Ivo na novela das 7 horas?
O que significa dedo com coração?
Quais são as espécies de nulidades existentes no processo penal?
Como saber se a lente Varilux é verdadeira?
Qual valor da hora aula particular?
Quais são os principais tratamentos de alívio de tensão usados em peças usinadas ou soldadas?
Quais os tipos de células-tronco embrionárias?
O que é substantivo determinado?
Quantos degraus subir e descer para emagrecer?
O que comprar para revender em 2022?