Desde os tempos mais antigos, os seres humanos percebiam a passagem do tempo observando a natureza. Notavam, por exemplo, que depois do dia vinha a noite; que os animais e as plantas nasciam, cresciam, reproduziam-se e morriam; que havia épocas de chuvas e épocas de seca.
O amanhecer e o entardecer guiavam a noção de tempo das pessoas naquela época. Quanto ao trabalho, as épocas de colheita e de plantio, por exemplo variavam bastante a rotina dessas pessoas porque era a natureza que orientava quando se devia colher e quando se devia plantar (isso dependia da cultura a ser cultivada).
Primeiramente, a observação era pela própria sombra do homem, até que se percebeu que uma vareta fincada na terra proporcionava o mesmo efeito, ou seja, conforme a posição do sol e a sombra causada pela vareta era possível estabelecer o momento do dia no qual se estava.
Antigamente não tinha relogio para ver as horas , então ele se baseavam pela lua e pelo sol .
Primeiramente, a observação era pela própria sombra do homem, até que se percebeu que uma vareta fincada na terra proporcionava o mesmo efeito, ou seja, conforme a posição do sol e a sombra causada pela vareta era possível estabelecer o momento do dia no qual se estava.
Quase todas as civilizações utilizaram o nascer e o por do sol, o dia, para medir a passagem do tempo. Contando quantos dias se passaram, ou seja, quantas vezes o movimento periódico, o dia, ocorreu é que você mede a passagem do tempo.
Como os povos antigos mediam a passagem do tempo? Quais instrumentos eram utilizados pelos povos antigos para medir a passagem do tempo?
Os começos da arte encontram-se onde também se encontram os primórdios da civilização. A luz da história ilumina apenas a última e curta etapa do longo caminho percorrido pela humanidade. A história não é possível escla-cer-nos sobre a primeira metade desse caminho. A etnografia, ao contrário, pode revelar–nos os povos primitivos nos tempos atuais.
A idéia de classificar os povos segundo o princípio dominante de sua produção não constitui novidade. Nas mais antigas obras de história da civilização já se encontram os grupos perfeitamente conhecidos de povos caçadores e pescadores, de criadores nômades e de agricultores estabelecidos em suas regiões.
Os povos mais primitivos alimentam-se dos produtos da caça — tomado esse termo no sentido mais lato — e dos vegetais que colhem. Essa forma de produção primitiva mostra-nos ao mesmo tempo a forma mais primitiva da divisão do trabalho, a divisão entre os dois sexos, que tem uma base fisiológica.
Qual o objetivo da evangelização infantil?
O que tomar antes de fazer uma prova?
Qual tinta de parede que rende mais?
Qual o princípio ativo do NexGard?
Qual a linha intermediária da Samsung?
Quem aplica as multas de rodízio?
É melhor alisar o cabelo sujo ou limpo?
Qual a temperatura do corpo Covid?
O que a Bíblia diz sobre o salário de um Pastor?
Quem é a cantora mais rica do planeta?
Quantas horas é um curso técnico por dia?
Quais as 5 dezenas que menos sai na Lotofácil?
Qual é o número de cromossomos?