As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos:Antropocentrismo e Humanismo.Cientificismo.Valorização da natureza.Racionalismo (razão)Empirismo (experiências)Liberdade e idealismo.Renascimento e iluminismo.Filosofia laica (não religiosa)
Estão entre as principais características da Filosofia Moderna o ceticismo em relação às crenças antigas e às crenças costumeiras, a valorização da razão, a tentativa de estabelecer os limites do conhecimento humano e do modo como podemos conhecer o mundo verdadeiramente e a valorização de uma vida política que entende ...
É, também durante a filosofia moderna, que são levantadas questões ligadas às novas relações sociais e econômicas, principalmente no período Pós-Revolução Industrial, e ao papel da burguesia nesse novo modelo social.
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
Um problema é filosófico quando ele só pode ser estudado ou resolvido exclusivamente pelo pensamento — ou seja: não recorrendo à experimentação científica, autoridade, observação ou cálculo matemático.
35 curiosidades que você vai gostar
Também chamado de período clássico, ocupou-se de questões relacionadas ao ser humano, preocupando-se com questões relacionadas à alma, vícios e virtudes. Foi durante esse período que a democracia se estabeleceu na Grécia. Os destaques da época foram Sócrates, Aristóteles e Platão.
Os problemas científicos não são filosóficos porque não podem ser resolvidos recorrendo exclusivamente ao pensamento. Ao contrário, os problemas filosóficos não podem ser resolvidos recorrendo à experimentação científica, à observação, à autoridade ou ao cálculo matemático.
O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional.
O racionalismo tinha como base a razão e o empirismo, por sua vez, se baseava na experiência. Devemos destacar que ao contrário das teorias dos pensadores das correntes filosóficas medievais, que se baseavam nas relações entre o homem e Deus, a filosofia moderna tem como objeto de estudo o próprio ser humano.
Como é formada a microestrutura Perlítica?
Quais melhores produtos para vender na Hotmart?
O que é a matematização da natureza?
O que é nome do dispositivo Caixa tem?
Quanto tempo o apóstolo Paulo ficou em Éfeso?
Qual o registro correto da subscrição de capital de uma empresa?
Quais recursos cabe juízo de retratação CPP?
Qual parte do corpo à tuberculose ataca?
Quando a lei for omissa o juiz decidirá?
Por que positivo é negativo se atraem?
Quais os benefícios de dormir 8 horas por dia?
Como saber quantas chaves Pix eu tenho?
Como funciona os 7 dias do aviso prévio?
Qual é o profissional que tem papel importante na educação postural?