Resumindo: a terceirização pode trazer ganhos de produtividade, custos menores e foco na especialização. Porém, há impactos para todos os envolvidos: funcionários, empresas e economia.
A oferta de emprego aumentou, assim como o número de pessoas ativas no mercado de trabalho. Desse modo, a prática proporciona vantagens para ambos os lados. O profissional tem mais chances de laborar em uma possível situação de desemprego, e o contratante tem uma redução expressiva nos custos.
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
A terceirização provoca uma relação trilateral em face da contratação de força de trabalho no mercado capitalista: o obreiro, prestador de serviços, que realiza suas atividades materiais e intelectuais junto à empresa tomadora de serviços; a empresa terceirizante, que contrata este obreiro, firmando com ele os vínculos ...
Com a terceirização a redução dos custos se dá na medida em que os encargos sociais quase duplicam o valor pago em salário ao trabalhador. Assim, com a transferência de certas atividades a terceiros, além de um possível ganho de produtividade, há grande redução nos custos da mão de obra.
Vantagens e desvantagens da terceirização
Conheça 9 impactos que a terceirização trará na vida do trabalhador
Efeitos da terciarização da economia Uma das maiores características da fase atual do sistema capitalista, marcada pela aceleração da globalização e também pelo predomínio da mecanização do campo e da acumulação flexível na produção industrial, é o processo de terciarização da economia.
Ela possibilita que as organizações aumentem seu lucro através da delegação de atividades a empresas especializadas. O procedimento se dá através de uma gestão administrativa-operacional. O processo de terceirização é muito comum em países industrializados e altamente competitivos. Teve origem nos Estados Unidos logo após a Segunda Guerra Mundial.
Conforme a terceirização passou a ser cada vez mais comum nas grandes empresas americanas, o mesmo passou a ocorrer no Brasil. Afinal, a presença de multinacionais no país cresceu crescer bastante a partir dos anos 1960, trazendo essas e outras práticas de gestão empresarial já consolidadas no exterior.
Nesse caso, os profissionais são enviados aos locais dos contratantes e realizam o serviço lá, porém são pagos pelas empresas terceirizadas, que recebem dos contratantes. Ainda neste artigo, vamos apresentar outros exemplos de terceirização do trabalho.
O que são atos processuais no processo do trabalho?
Qual a diferença entre Semi-novo e usado?
O que se comemora no dia 03 05?
O que acontece quando um machucado demora pra sarar?
Qual a diferença entre H1N1 e H3N2?
Como receber um convidado especial?
O que é um trabalho científico acadêmico?
Quantos centros de distribuição tem a Via Varejo?
Qual é a dpi do Moto G5S Plus?
O que significa dar tudo certo?
O que significa Augusto na Bíblia?
Qual é o principal elemento de uma liga de aço inox?