Qual o fundamento da revogação do ato administrativo?

Pergunta de Clara Íris Macedo Freitas Sá em 30-05-2022
(15 votos)

A revogação é modalidade de extinção de ato administrativo que ocorre por razões de oportunidade e conveniência. ... Por ter por fundamentos a oportunidade e conveniência, a revogação de um ato administrativo somente poderá ser feita pela própria Administração Pública, sendo vedado ao Poder Judiciário esta apreciação.

O que é revogação de atos administrativos?

A revogação é o ato pelo qual a Administração Pública retira definitivamente um ato do ordenamento jurídico, mediante outro ato administrativo, ou seja, a Administração Pública, por razões de mérito – conveniência e oportunidade – retira o ato que não mais atende ao interesse público, podendo a revogação ser total (ab- ...


Quando o Poder Judiciário pode revogar ato administrativo?

O Poder Judiciário não pode revogar os atos administrativos praticados pela Administração Pública. Quando o Poder Judiciário atua no desempenho de função administrativa atípica, ele pode revogar os seus próprios atos administrativos.

Quanto à revogação do ato administrativo é correto afirmar?

Sobre a anulação e revogação do ato administrativo, é correto afirmar. ... Os atos administrativos vinculados são passiveis de anulação, enquanto os atos discricionários somente poderão ser objeto de revogação.

Em que consiste a revogação e a anulação do ato administrativo?

Anulação e Revogação. A anulação é o desfazimento de ato ilegal e a revogação é a extinção de ato válido, mas que deixou de ser conveniente e oportuno. Ou seja, quando se torna ilegal, a forma de se extinguir é pela anulação e no caso conveniência e oportunidade, seria pela revogação.

DIREITO ADMINISTRATIVO - ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E CONVALIDAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO


36 curiosidades que você vai gostar

O que é a revogação da lei?

Revogar é anular, desfazer, eliminar, derrogar, invalidar. ... Revogar uma lei é fazê-la perder a vigência, ou porque foi substituída por outra lei ou porque perdeu sua validade no decurso do tempo. A anulação total de uma lei é denominada (ab-rogação), quando a anulação é parcial é denominada (derrogação).

Pode haver anulação de revogação de ato administrativo?

Sim, é possível a anulação de revogação de ato administrativo. ... Em regra, a revogação incide sobre atos discricionários. A revogação produz efei- tos não-retroativos (ex nunc). A anulação é ato administrativo que pode incidir tanto sobre atos vinculados quanto discricionários, desde que neles haja ilegalidade.

Quanto aos atos administrativos é correto afirmar?

Quanto aos atos administrativos, é CORRETO afirmar que: ... O Poder Judiciário, no exercício da função jurisdicional, não pode anular ato administrativo, apenas revogar.

Quanto à revogação do ato administrativo é correto afirmar a ocorre diante de razões de ilegalidade do ato administrativo?

ocorre diante de razões de ilegalidade do ato administrativo. encerra a extinção de um ato administrativo válido por razões de conveniência e oportunidade. seus efeitos são retroativos. pode envolver atos administrativos que já produziram todos os seus efeitos.



Outras questões

Como usar o app Zoom no PC?

Como usar Letsencrypt?

O que é uma situação de gerenciamento de crise?

Como montar um plano?

O que acontece com o celular quando o IMEI é bloqueado?

Como rastrear pedidos na Amazon?

Onde gravar aulas?

Como saber se um pisciano está com ciúmes?

Como ratear o valor de frete?

Como iniciar uma carreira de Personal Organizer?

Como reabrir um processo concluído no sei?

Como procurar um produto pelo código de barras?

Como lidar com uma pessoa com mal de Alzheimer?

Como consultar status do voo?

É possível reacender uma paixão?

Como tirar Segundo titular da conta?

Como tratar dentes desgastados pelo bruxismo?

O que fazer quando vc não tem dinheiro para dar presente para o namorado?

Como agir com um homem possessivo?

Como rastrear localização de número de celular gratuitamente online?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com