Qual o fundamento da revogação do ato administrativo?

Pergunta de Clara Íris Macedo Freitas Sá em 30-05-2022
(15 votos)

A revogação é modalidade de extinção de ato administrativo que ocorre por razões de oportunidade e conveniência. ... Por ter por fundamentos a oportunidade e conveniência, a revogação de um ato administrativo somente poderá ser feita pela própria Administração Pública, sendo vedado ao Poder Judiciário esta apreciação.

O que é revogação de atos administrativos?

A revogação é o ato pelo qual a Administração Pública retira definitivamente um ato do ordenamento jurídico, mediante outro ato administrativo, ou seja, a Administração Pública, por razões de mérito – conveniência e oportunidade – retira o ato que não mais atende ao interesse público, podendo a revogação ser total (ab- ...


Quando o Poder Judiciário pode revogar ato administrativo?

O Poder Judiciário não pode revogar os atos administrativos praticados pela Administração Pública. Quando o Poder Judiciário atua no desempenho de função administrativa atípica, ele pode revogar os seus próprios atos administrativos.

Quanto à revogação do ato administrativo é correto afirmar?

Sobre a anulação e revogação do ato administrativo, é correto afirmar. ... Os atos administrativos vinculados são passiveis de anulação, enquanto os atos discricionários somente poderão ser objeto de revogação.

Em que consiste a revogação e a anulação do ato administrativo?

Anulação e Revogação. A anulação é o desfazimento de ato ilegal e a revogação é a extinção de ato válido, mas que deixou de ser conveniente e oportuno. Ou seja, quando se torna ilegal, a forma de se extinguir é pela anulação e no caso conveniência e oportunidade, seria pela revogação.

DIREITO ADMINISTRATIVO - ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E CONVALIDAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO


36 curiosidades que você vai gostar

O que é a revogação da lei?

Revogar é anular, desfazer, eliminar, derrogar, invalidar. ... Revogar uma lei é fazê-la perder a vigência, ou porque foi substituída por outra lei ou porque perdeu sua validade no decurso do tempo. A anulação total de uma lei é denominada (ab-rogação), quando a anulação é parcial é denominada (derrogação).

Pode haver anulação de revogação de ato administrativo?

Sim, é possível a anulação de revogação de ato administrativo. ... Em regra, a revogação incide sobre atos discricionários. A revogação produz efei- tos não-retroativos (ex nunc). A anulação é ato administrativo que pode incidir tanto sobre atos vinculados quanto discricionários, desde que neles haja ilegalidade.

Quanto aos atos administrativos é correto afirmar?

Quanto aos atos administrativos, é CORRETO afirmar que: ... O Poder Judiciário, no exercício da função jurisdicional, não pode anular ato administrativo, apenas revogar.

Quanto à revogação do ato administrativo é correto afirmar a ocorre diante de razões de ilegalidade do ato administrativo?

ocorre diante de razões de ilegalidade do ato administrativo. encerra a extinção de um ato administrativo válido por razões de conveniência e oportunidade. seus efeitos são retroativos. pode envolver atos administrativos que já produziram todos os seus efeitos.



Outras questões

Porque bursite dói tanto?

Quantas pessoas já morreram no Game of Thrones?

Como são feitas as múmias?

Como dispensar um cliente de forma educada?

Quem era o cowboy do BBB que morreu?

Como podemos contribuir como cidadãos para termos um ambiente melhor e com consumo consciente?

É melhor correr ou pular corda?

Qual o maior perigo no trânsito?

Quantos dedos para doar cabelo?

Onde o câncer de mama começa?

O que representa a seta?

Quem julga agravo de instrumento trabalhista?

Como usar bicarbonato de sódio em limpeza?

Como é uma quadra de handebol?

Porque os animais são cobaias?

O que é uma deglutição atípica?

Como ver satélites em tempo real?

Como ativar o sensor de movimento do iPhone?

Quem é mais velho Sócrates ou Platão?

O que pode acelerar a calvície?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com