O especialista indicado para tratar a esclerodermia é o dermatologista .
No entanto, não existe nenhum exame de sangue específico para a esclerodermia. O médico que controla os pacientes com esclerodermia sistêmica irá avaliar a função dos órgãos em intervalos periódicos para verificar se a esclerodermia se espalhou para os órgãos, ou se o envolvimento se agravou ou melhorou.
Esclerodermia é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, ligada a fatores autoimunes. Sua principal característica é o endurecimento (esclero) da pele (dermia), que se torna mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas.
Os cuidados da pele são muito importantes, é preciso evitar exposições prolongadas ao sol e hidratar muito a pele tanto antes como depois. A doença resseca a pele e portanto os banhos repetidos e o sol ressecam-na ainda mais.
Como é o tratamento da Esclerodermia Localizada? Ainda não existe cura para a esclerodermia localizada. No entanto, alguns medicamentos orais e tópicos e, em alguns casos o tratamento com radiação ultravioleta (fototerapia), podem alterar a progressão da doença.
33 curiosidades que você vai gostar
Esclerodermia significa “endurecimento” da pele. (sclero = duro; derma = pele). É uma doença rara que afeta o tecido conjuntivo, que dá estrutura e sustenta os órgãos e sistemas do corpo humano. Não possui causa conhecida, contudo é considerada uma condição autoimune e não é contagiosa.
A palavra esclerodermia tem como significado endurecimento da pele (sclero: duro, derma: pele). A doença causa fibrose, ou seja, o endurecimento, de pele e órgãos, de modo a comprometer os pequenos vasos sanguíneos e formar anticorpos contra a estrutura do próprio organismo.
Há 30 anos, apenas um terço dos pacientes com envolvimento cardíaco e/ou pulmonar alcançavam cinco anos de sobrevida e quase todos morriam em até seis meses diante da crise renal. Nos dias atuais, a sobrevida de cinco anos é de 80% a 90%.
Esclerodermia. Existem dois tipos de esclerodermia (que significa “pele dura”): a forma sistêmica (esclerose sistêmica), que afeta os órgãos e sistemas internos do organismo, além da pele, e a localizada, que afeta uma área determinada da pele.
Quais foram as riquezas geradas pela borracha?
Quais são as características importantes da religião na sociedade egípcia?
Para que servem os endereços privados e quais as faixas de endereços privados das classes A BEC?
Como os egípcios eram enterrados?
Quantos quilos tem o intestino?
Como ter uma recuperação muscular mais rápida?
O que são recursos discursivos de um texto?
O que é melhor título de capitalização ou poupança?
Como o homem da Pré-história registrava os acontecimentos?