Obter precisão além dos limites de qualquer ser humano Além da repetição, robôs auxiliam seres humanos com sua precisão, que é muito superior em todos os quesitos. Se for construído corretamente, ele pode realizar movimentos milimétricos sem nenhum desvio, algo além da capacidade da maioria das pessoas.
Além de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e ciência, a robótica contribui com a aprendizagem em outros aspectos. O raciocínio lógico é um deles. Afinal, os pequenos são estimulados a analisar e solucionar problemas. Com isso, a criatividade também é aprimorada.
O principal objetivo dos robôs autônomos é realizar tarefas que são perigosas, repetitivas ou até mesmo inviáveis para o ser humano. No chão de fábrica, os robôs podem ser utilizados na movimentação e carregamento de produtos, na linha de produção e outros trabalhos pesados.
Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, a Inteligência Artificial ainda traz questionamentos éticos, sociais e morais quanto ao seu uso; ... A Inteligência Artificial não possui habilidades cognitivas para desenvolver a criatividade, como o cérebro humano é capaz.
A robótica vem causando grande impacto na nossa sociedade por trazer inovações em diversos setores. Seja por extinguir postos de trabalhos ou criar outros, na área medicina, na indústria automobilística, no uso doméstico e na forma de nos relacionarmos socialmente.
Atualmente, está surgindo uma nova realidade. Os robôs começam a ser usados nas mais diversas atividades que vão desde o desarmamento de bombas e minas terrestres até a inspeção de cabos telefônicos submarinos, passando por consertos em usinas nucleares, exploração espacial, vigilância aérea de florestas, entre outras.
Robôs autônomos são capazes de exercer tarefas sem a necessidade de uma constante supervisão do homem. Eles são equipados com diversos tipos de sensores tais como câmeras, bússolas, sensores de proximidade e contato, que lhes permitem perceber o que está acontecendo à sua volta e tomarem as decisões certas, sozinhos.
Ocorre que, na indústria, um só robô está substituindo, em média, três trabalhadores por turno o que significa nove posições de trabalho no período de 24 horas. Em países onde há escassez de mão de obra como, por exemplo, o Japão, justifica-se a existência de 312 robôs por 10 mil trabalhadores.
A aplicação de robôs na medicina permite a realização de intervenções cirúrgicas a distância através da tele-operação de robôs. Eles podem ser utilizados ainda em cirurgias delicadas, que precisam de precisão máxima nos movimentos. Em procedimentos como a videoendoscopia, por exemplo, os robôs representam um importante avanço.
Como tirar a agulha de uma seringa?
Qual a cidade mais perigosa do Canadá?
O que é o mercado de bens e serviços?
Quais são as empresas globais?
Qual a vantagem da empresa pagar vale alimentação?
Quem é o irmão gêmeo de Cole Sprouse?
Como é o trabalho de um diplomata?
Como ganhar massa muscular subindo escadas?
Quantas vezes usar clorexidina no cachorro?
Para que serve a tomografia de mastóide?
Quem é mais denso água ou álcool?
Quantos são os bairros de Salvador?