Por que se dirige do lado esquerdo no Reino Unido (e em outros 55 países do mundo)? - BBC News Brasil.
A razão está relacionada com... luta de espadas!
Sua origem remonta à era medieval, quando a circulação a cavalo se dava pela esquerda para deixar a mão direita – a mesma que a maioria das pessoas usava para manusear a espada – livre em caso de luta.
Cerca de um quarto dos carros no mundo são dirigidos no lado esquerdo das ruas, com o volante/motorista no lado direito do carro, e são em países na sua maioria antigas colônias britânicas.
O motivo disso é bem simples: a maioria das pessoas era destra, usando sua espada com a mão direita. ... Alguns dizem que se os cocheiros ficassem do lado direito das ruas e estradas, eles podiam acertar um pedestre na calçada quando açoitassem seus animais, o que geralmente também era feito com a mão direita.
Segundo histórias de séculos atrás, a mão inglesa surgiu porque os cavaleiros da Inglaterra medieval empunhavam suas espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para golpear os rivais. Por conta disso, os condutores de carroça teriam sido influenciados e começaram a usar esse método para trafegar.
18 curiosidades que você vai gostar
Na Inglaterra medieval, os cavaleiros empunhavam as espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para atacar possíveis oponentes com mais facilidade. Por influência deles, condutores de carroças adotaram a mão esquerda.
Neste sistema de tráfego, os veículos circulam pelo lado esquerdo e fazem as ultrapassagens pelo lado direito. Outra característica marcante da mão inglesa é que os volantes estão ao lado direito dos veículos, enquanto o passageiro da frente senta-se ao lado esquerdo.
Costume vem da tradição dos duelos entre cavaleiros, na Idade Média. Hoje são 76 os países ou territórios que adotam o volante à direita (sistema inglês) e, exceto o Japão, todos foram colônias do Reino Unido. Entre os que ainda o utilizam estão Cingapura, Nova Zelândia, Austrália, Índia, Malásia e Japão.
O Brasil, assim como quase todos os outro países da América do Sul, segue o padrão mundial de direção. Para facilitar a dirigibilidade e visibilidade do condutor, os carros possuem o volante ao lado esquerdo e, portanto, conduzem pelo lado direito.
Por que outros países dirigem do lado direito? No final de 1700, a maior parte do mundo também dirigia do lado esquerdo. Mas, com a chegada da Revolução Francesa, muitos deles passaram a querer se misturar com as classes mais baixas, então começaram a dirigir no centro ou do lado direito.
as placas de trânsito se situam majoritariamente no lado direito da via; o banco do motorista e volante se localizam do lado esquerdo e o motorista troca de marcha com a mão direita.
Por esse motivo, os historiadores acreditam que o lado esquerdo da via foi adotado para que as pessoas destras que viajavam montadas em cavalos pudessem empunhar armas e se defender com facilidade sempre que precisassem. E, como as pessoas montadas costumavam ser maioria, as outras simplesmente seguiram o exemplo.
Entre os principais destinos turísticos que usam a mão inglesa como regra no trânsito estão: Reino Unido, Irlanda, Tailândia, Indonésia, Nepal, Singapura, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Índia, África do Sul, Namíbia, Bahamas, Barbados e Jamaica.
Motorista e passageiro dianteiros: descerão pelo lado em que a sua porta o possibilite. Passageiro traseiro do lado direito: descer pela sua porta no lado direito (que é o lado da calçada).
De acordo com um estudo da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, cerca de 25% de todas as estradas no mundo foram projetadas para carros que tem o volante à direita e trafegam ao lado esquerdo da via.
Em alguns países, como o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia, os motoristas também dirigem no lado esquerdo da pista, assim como no Japão. Mas, neste país há uma razão simples para isso. Este costume remonta ao período Edo, muito antes dos primeiros automóveis no Japão.
Na Austrália também é regra dirigir na mão esquerda, por isso, vá preparado e disposto a treinar um pouco antes de pegar a estrada. Para quem não está acostumado com o volante do lado direito do carro, fazer curvas e trocar as marchas pode ser um pouco esquisito. Por isso treine em um lugar calmo e com poucas pessoas.
Mão inglesa – Tem suas dificuldades, mas é possível
Bom, de forma geral, não achei tão difícil dirigir na mão inglesa. Quando morei na Inglaterra, tinha 23 anos, fiquei receoso, principalmente por não ter dinheiro para pagar um possível prejuízo. Acabou que foi mais fácil que pensava.
Na Inglaterra e em 74 outros países (a maioria de colonização britânica), o lado do volante é o direito – não o esquerdo, como acontece no Brasil – e o motorista troca de marcha com a mão esquerda. Essas mudanças fazem as leis de trânsito serem diferentes.
Estrutura de configuração triangular que serve de apoio a bases ou vigas. Estrutura metálica usada para o suporte de equipamento de ar condicionado.
A maioria das pessoas escreve com a mão direita, pega as coisas com a direita, quando vai chutar uma bola, vem sempre na frente o pé direito, e assim por diante.
Quem tem direito à cota no Enem?
O que foi o trovadorismo e suas características?
Quanto dias a pele volta ao normal depois do sol?
Como saber o dígito da agência do Bradesco?
Qual a importância do enfermeiro na fase Pré-analítica de exames laboratoriais?
Quando o paciente não consegue urinar?
Como limpar o banheiro com bicarbonato e vinagre?
Quando e onde surgiu a expressão pagar o pato?
O que acontece com o Levi depois da explosão?
Quais as três esferas das políticas públicas?
O que defende o conceito fundamental da educação inclusiva?
Como se desapegar de uma amiga?
Quais eram as principais reivindicações do movimento queremista?