Castanhas inteiras, em casca, parcialmente desidratadas, contendo 6,8% de umidade, armazenadas em ambiente com 80% de umidade relativa, podem ser conservadas por até 6 meses.
O ideal é guardar na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro ou de aço inoxidável bem fechado. Ele deve ser limpo e seco. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor. As castanhas ficarão frescas, crocantes e saborosas por muito mais tempo se forem mantidas sob refrigeração.
Para tirar todo esse proveito das nozes, castanhas e amêndoas, basta seguir uma técnica milenar, super tradicional (mas pouco divulgada atualmente): deixe suas nozes, castanhas e amêndoas de molho em água e sal e depois as seque em temperatura baixa até que fiquem crocantes novamente.
Entretanto, vale a moderação, pois 100 g de castanhas do Pará fornecem 656 calorias. O ideal, sugere a nutricionista, é consumir de 1 a 2 castanhas por dia.
A castanha-do-pará com casca vai durar quase um ano na geladeira sem ficar ruim, desde que não ocorra mudança na temperatura.
Quando mantidas nas cascas, as castanhas ficam frescas por 2 a 3 meses na geladeira. Sem as cascas elas duram até um ano.
- Ketchup: pode ter a cor e o sabor alterados se ficar fora da geladeira, mas sua acidez garante que seja seguro consumi-lo mesmo assim.
A castanha do Pará é a semente da castanheira do Pará, uma árvore da família botânica Lecythidaceae. Ela também é conhecida como castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, noz amazônica, noz boliviana, tocari ou tururi.
Porém, tão importante quanto saber das vantagens, também é preciso saber a quantidade certa para o consumo, já que castanha-do-pará em excesso pode causa intoxicação.
Em São Paulo, a castanha tem uma legião de fãs entre chefs e pâtissiers. Bel Coelho, do Dui, usa o ingrediente em cinco pratos: em um creme de beterraba, um foie gras, na arraia, no sorbet e para fazer um marzipã. "Gosto de tudo nela: o sabor, a textura, a origem. Estou apaixonada", diz Bel. "Fica ótima se misturada à farinha de pão ou mandioca."
É só no Norte, aliás, onde se concentra boa parte da produção brasileira, que dá para comer a castanha em seu estado mais natural, fresca, antes de passar por processos de secagem que a deixam com o gosto e a textura que a maioria de nós conhece. Quando fresca e descascada, a golpes de facão, estraga rapidamente, e o gosto é outro.
Como lavar panela de pressão Tramontina Vancouver?
Como funciona a sala do WhatsApp?
Como se usa o gel secativo transparente da Asepxia?
Como colocar NIS na conta de luz?
Qual o valor da tarifa branca?
Quantas vezes devo lavar o rosto com sabonete de argila?
Qual o melhor regime de tributação regressiva ou progressiva?
Tem Uber em Porto de Galinhas?
Porque uma pessoa precisa ficar com sonda para alimentar?
Como funciona o financiamento pela Tabela Price?
O que significam os números das rodovias?
Quantos ganha um Jovem Aprendiz 2020?