Movimento Literário Cecília Meireles é tradicionalmente classificada como uma autora modernista, mais especificamente da 2ª fase do movimento, mas sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas.
Cecília Meireles é a principal representante feminina da segunda fase do modernismo no Brasil. Cecília Meireles é uma poetisa brasileira nascida em 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Com dois anos de idade, era órfã de pai e mãe.
Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.
Além disso, é recorrente nas obras da autora a melancolia, a fuga no sonho, o uso de sinestesia, a consciência da efemeridade da vida, da fugacidade do tempo, além de temáticas como o amor, a solidão, o tempo, a eternidade, a saudade, o sofrimento, a religião e a morte.
Entre os seus temas mais frequentes estão o isolamento, a solidão, a passagem do tempo, a efemeridade da vida, a identidade, o abandono e a perda. Cecília passeou por entre o jornalismo, a crônica, o ensaio, a poesia e a literatura infantil.
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Conhecido popularmente como "O Tempo", o poema de Mario Quintana tem como título original "Seiscentos e Sessenta e Seis". Foi publicado pela primeira vez na obra Esconderijos do Tempo, em 1980. ... Reflete sobre temas como a passagem do tempo, a memória, a existência, a velhice e a morte.
Rosto: Calmo, triste e magro. Lábios: amargos Olhos: vazios As palavras que caracterizam os elementos centrais do poema, podem ser classificadas como adjetivos.
Movimento Literário
É possível perceber a musicalidade nos escritos de Cecília. A escritora utiliza técnicas literárias tradicionais para compor seus versos, a estruturação do soneto é um exemplo. Ainda é importante lembrar que são temas costantemente retratados em seus poemas a morte, o amor, o eterno e o efêmero.
Os primeiros quatro versos do poema se constroem com base numa oposição central entre o passado e o presente. Há uma comparação entre o que aconteceu antes e como o eu-lírico se encontra agora, apesar de não ficar claro o motivo dessa mudança tão radical. No presente vemos registrado o sofrimento.
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