De acordo com o mimetismo, a zebra se camufla de acordo com a sombra das arvores. Já sobre a orca, o mimetismo estaria relacionado a camuflagem em relação ás rochas esbranquiçadas do fundo do mar, que permitem disfarçar a presença desse animal aquático tão robusto.
Savanas e planícies transformaram-se em fazendas agropecuárias e os animais domésticos passaram a competir com a fauna selvagem pela mesma água. O resultado é que hoje raramente encontram-se zebras fora de áreas protegidas: elas sobrevivem apenas dentro de parques e reservas.
Ficou claro que todos conseguem enxergar as listras sob a luz do dia – humanos a 180 metros de distância, zebras a 140, leões a 80, hienas a 48. Com a luz fraca do amanhecer e do anoitecer, os quatro animais ainda conseguem distinguir bem as listras, apesar de precisarem de uma distância um pouco menor.
"Toda zebra deve evitar o aquecimento. ... A ideia básica dos pesquisadores é a de que as listras pretas absorveriam o calor e aqueceriam as zebras na manhã; já as listras brancas refletem mais a luz e, portanto, poderiam ajudar a refrescar os animais enquanto eles pastam por horas sob o sol escaldante.
A principal característica das zebras são as listras pelo corpo. Estes animais possuem uma padronagem da pelagem composta por listras contrastantes de cor. O corpo é branco com listras pretas dispostas na vertical. As patas sofrem uma exceção, sendo que nessa região as listras se encontram na horizontal.
A ideia básica dos pesquisadores é a de que as listras pretas absorveriam o calor e aqueceriam as zebras na manhã; já as listras brancas refletem mais a luz e, portanto, poderiam ajudar a refrescar os animais enquanto eles pastam por horas sob o sol escaldante.
Segundo o artigo de Caro e colaboradores, as listras das zebras funcionam como um repelente natural. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após estudarem sete espécies de zebras, cavalos, asnos e algumas subespécies, bem como os locais em que esses animais viviam.
Consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos. A camuflagem pode ocorrer pela cor, ou forma de cobertura do animal. É difícil, por exemplo, distinguir um veado novo entre as folhagens, por causa da cor parda e às pintas escuras.
Por outro lado, a camuflagem também pode ser utilizada por predadores. Da mesma forma que as presas se mesclam para passarem ilesas, os predadores se camuflam para garantir o elemento surpresa na hora da caça. Logo que se fala em camuflagem, é provável que a maioria das pessoas lembre do camaleão.
Seja para se defender ou para atacar, uma adaptação importante para as espécies é a camuflagem. Para que possam garantir a sobrevivência, várias espécies conseguem se tornar menos visíveis ambiente.
O fator mais importante é o meio ambiente. A camuflagem mais eficiente é aquela em que o animal se mistura com o ambiente. Pode-se ver este tipo de camuflagem em todos os lugares. Veados, esquilos, porcos-espinhos e muitos outros animais têm cor castanha, cores "tom de terra" que combinam com o marrom das árvores e do solo em uma floresta.
Qual o antialérgico infantil que dá sono?
Como os tributos podem ser utilizados?
O que significa quando duas pessoas falam ao mesmo tempo?
Qual foi o primeiro patrimônio cultural?
Como a Psicologia pode ajudar na Nutrição?
Qual a região que menos chove no Brasil?
Como recorrer em caso de reprovação escolar?
O que é o bloco de concreto celular?
Como é a participação do Brasil no goalball?
Quais são as formas de responsabilidade dos sócios das sociedades empresárias?
Qual a diferença de avaliação qualitativa e quantitativa?
Quanto tempo o pão dura na geladeira?
Quando o juiz pode indeferir perguntas?
Qual a altura máxima que uma pessoa pode cair sem morrer?
Como os indígenas viviam antes da chegada dos europeus e como vivem atualmente?