Os leucócitos ou glóbulos brancos são elementos figurados do sangue que têm como função a defesa contra organismos estranhos. Estas células são produzidas na medula e existem 5 tipos na corrente sanguínea.
Os leucócitos são células incolores, que possuem diferentes tipos, distinguidos pela forma de seus núcleos e modo de atuação. Esses glóbulos brancos atuam na defesa do organismo da seguinte forma: Fagocitose (defesa ativa): captura de partículas identificadas como antígenos (corpos estranhos).
Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B maduros, também chamados, nessa fase, de plasmócitos.
Todos os leucócitos são produzidos a partir da diferenciação de células-tronco oriundas da medula óssea. São as únicas células sanguíneas encontradas em todo o corpo, incluindo o sangue, linfa, órgãos linfoides e vários tecidos conjuntivos .
Além dos leucócitos, de forma irregular, são visíveis os glóbulos vermelhos e as plaquetas, no formato de pequenos discos. A hematopoiese humana.
As duas categorias comumente usadas de distúrbios dos leucócitos os dividem quantitativamente em aqueles que causam números excessivos (distúrbios proliferativos) e aqueles que causam números insuficientes (leucopenias).
No leucograma é realizada a contagem de leucócitos e, consequentemente, a avaliação do sistema imunológico e defesa do organismo. O número alto ou baixo de leucócitos pode indicar a ocorrência da leucocitose ou leucopenia. A contagem diferencial de leucócitos determina qual o tipo que teve sua quantidade aumentada ou diminuída.
Qual a ordem para montar um presépio?
O que supernatural quer dizer em português *?
Como é que se escreve Tamo juntos?
O que colocar num mural de estudos?
Qual a importância da equipe multiprofissional na escola?
O que é uma transmissão hidrostática?
Como funciona a transmissão de dados na rede?
Como interpretar a tabela nutricional dos alimentos?
Como é feito o bolão da caixa?
Porque aparece solicitação de amizade Facebook?
Qual o nome da pessoa que tem medo de barata?