O Mediador é uma terceira pessoa independente e imparcial que não decide, não sugere soluções e não presta assessoria jurídica nem técnica. O Mediador tem como principal função a facilitação da comunicação entre os mediados. Esta facilitação é feita através de técnicas próprias da mediação.
Para ser Mediador Extrajudicial, é preciso ser capacitado, com reputação ilibada e conhecimentos sólidos sobre o tema da Mediação em que trabalhará. É muito importante, também, fazer cursos de qualidade em mediação. Isso influenciará positivamente na carreira do profissional.
O mediador é um especialista em determinadas técnicas de negociação e comunicação. Atua como um terceiro imparcial e costuma ser indicado pelas partes envolvidas no acordo. A função desse profissional não é a de propor soluções, mas de intermediar e facilitar o diálogo entre as partes que estão em desacordo.
O mediador atua como um facilitador do entendimento entre as partes em conflito, por isso, segundo o Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais, deve agir com imparcialidade, auxiliando e estimulando as partes a desenvolverem soluções consensuais para a disputa.
Como práxis, a mediação é a aplicação de um conjunto de técnicas e procedimentos que visam o acordo entre duas ou mais pessoas. Hoje, trata-se de importante instrumento que desburocratiza a solução de conflitos, servindo de via alternativa para a institucionalização do conflito e a entrega da solução nas mãos do Estado-Juiz.
A mediação pode ser vista por duas perspectivas. A primeira como uma disciplina teórica cujo objetivo é o estudo de técnicas que visam a possibilidade da abertura de um canal de diálogo entre duas ou mais pessoas que possuem duas respostas distintas para uma mesma situação fática e que, portanto, não conseguem chegar a um consenso.
As conversas que se seguem em uma sessão de mediação são pautadas pela oralidade e pela linguagem comum. Os protagonistas da mediação são as partes, não os advogados (se houver), não o mediador, conduzindo as sessões por meio da fala. Os participantes na mediação partem do reconhecimento da necessidade de resolver um problema.
Os princípios da mediação envolvem fundamentos éticos que envolvem o procedimento e funcionais por parte de quem está incumbido de o conduzir. Os princípios da mediação estão voltados para a boa prática da efetiva facilitação do diálogo, em condições de igualdade e oportunidades, com o intuito de se alcançar o melhor resultado para o caso concreto.
Como implantar um Sistema de Gestão de qualidade?
Como imprimir o CR-V no site do Detran?
Como implantar o desenvolvimento sustentável?
Como transferir dívida de veículo Santander?
Como importar KML para Civil 3D?
Como imprimir uma folha A3 em impressora A4?
Como transformar uma dízima não periódica em fração?
Como colocar a primeira letra maiúscula?
Como transferir multa pela Internet RS?
Como transformar uma bicicleta normal em uma bicicleta elétrica?
Quais são as principais escalas termométricas?
Como transformar metros por segundo em kg?
Qual é a fruta boa para soltar o intestino?
Como transformar minério de ferro em barra de ferro Minecraft?
Quem pode convocar assembleia geral?
Como transformar Milesimos em segundos?
O que fazer para desenformar mousse?
Como fazer pedido de viabilidade?