“Um átomo de ferro (Z= 26) possui número de massa igual a 56.
Quando estável, o número atômico (Z) é igual ao número de elétrons, pois o elemento é neutro energeticamente, ou seja, não possui carga. Isso significa que 20 Ca 40, possui 20 elétrons. A importância desse número se deve ao fato de ele estipular as propriedades do elemento químico, bem como sua localização na Tabela Periódica.
O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z=P). Cada elemento químico possui um número atômico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos distintos que apresentem o mesmo número atômico. Por isso, os números atômicos dos elementos facilitam a classificação e ...
Vale destacar que o número atômico (Z) e o número de massa (A)são informações que compõem a estrutura dos elementos químicos. Contudo, deve-se atentar aos conceitos para que não haja confusão, visto que o número atômico representa o número de prótons de um átomo, e o número de massa corresponde a soma do número de prótons e o número de nêutrons.
O átomo é uma partícula diminuta e eletricamente neutra, composta de cargas positivas e negativas, donde os prótons, íons de carga positiva, apresentam o mesmo número de elétrons, os quais íons de carga negativa que orbitam na eletrosfera, em volta do núcleo ( p = e ).