Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) A região norte possui um índice de desenvolvimento humano de 0,683, considerado de médio desempenho se comparado às outras regiões do país. Este índice considera que a área está em desenvolvimento.
De acordo com o PNUD, o IDH da Região Norte encontra-se em 0,683, que é considerado um desempenho médio. O território atualmente é composto por sete estados: Amazonas, Amapá, Roraima, Acre, Tocantins, Rondônia e Pará.
Os cinco estados com maiores IDH-M no Brasil são, respectivamente, Distrito Federal (0,844), São Paulo (0,814), Rio Grande do Sul (0,809), Santa Catarina (0,806) e Rio de Janeiro (0,802), situando-se na faixa de alto desenvolvimento humano.
O Nordeste brasileiro é a Região que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país: 0,608. Com média de 33,2 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas, sua taxa de mortalidade infantil é a maior do país.
O pior IDH do Brasil está num ilha do arquipélago do Marajó. Melgaço (PA) tem pouco mais de 26 mil moradores e índice de 0,418 — o do município na melhor posição, São Caetano do Sul (SP), é 0,862, o dobro.
43 curiosidades que você vai gostar
As regiões Norte e Nordeste ainda têm os menores IDHM do país, com 0,667 e 0,663, respectivamente. Os avanços em termos de desenvolvimento humano não foram os mesmos para todas as regiões, no entanto.
As 10 melhores cidades do Nordeste para se viver1 – Fernando de Noronha – Pernambuco – IDH-M 0,788.2 – Recife – Pernambuco – IDH-M 0,772.3 – Aracaju – Sergipe – IDH-M 0,770. ... 4 – São Luís – Maranhão – IDH-M 0,768.5 – Parnamirim – Rio Grande do Norte – IDH-M 0,766.6 – Natal – Rio Grande do Norte – IDH-M 0,763.
Ceará possui maior média de IDH Municipal do Nordeste
O Estado também é o único da região presente no indicador de educação na faixa de alto desenvolvimento humano, indo de 0,667 em 2012 para 0,717 em 2017.
Rio Grande do Sul:
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,832.
Conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o sudeste apresenta o segundo melhor resultado em qualidade de vida, que atualmente é de 0,753.
População e povoamento
Embora seja a maior em extensão, a região Norte é a segunda menos populosa e a menos povoada (que tem menos habitantes por quilômetro quadrado). Isso se explica pela grande área coberta pela floresta Amazônica. Por ser muito densa, a mata dificulta a ocupação humana.
O IDH do Brasil é atualmente 0,759 e considerado alto.
As unidades da Federação do Nordeste mais populosas são: Bahia, Pernambuco e Ceará, as quais respondem por 60% do total da população da região. E apresentam, respectivamente, a seguinte densidade demográfica: 24,8 hab./km2, 89,6 hab./km2 e 56,7 hab./km2.
A região Nordeste do Brasil tem, em sua composição territorial, nove estados brasileiros e área de 1.558.000 km², correspondente a 18% do território do Brasil. Sua população já é de quase 60 milhões de habitantes. A Bahia é o maior estado da região, e Sergipe, o menor.
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fundação João Pinheiro (2013; 2017). Como espelho desta melhoria, pode-se considerar o caso do Estado com o menor IDH, Alagoas.
Fortaleza é a única cidade da região Nordeste entre os dez maiores valores de Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O Município tem uma participação de 0,91% no PIB nacional, o que representa R$ 67,4 bilhões do total do país, de R$ 7,3 trilhões.
1. Fortaleza, Ceará Espalhadas pelos seus 34 quilômetros de litoral, suas lindas praias são o ponto de encontro dos turistas que encontram opções para todas as tribos.
O alto número populacional em território nordestino influencia significativamente no cálculo de contribuição para a pobreza, conforme explica Érico Veras, professor do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC.
Analisando o ranking, as diferenças socioeconômicas no país ficam evidentes, sendo as regiões Sul e Sudeste as que possuem melhores Índices de Desenvolvimento Humano, enquanto o Nordeste possui as piores posições.
O ranking no Centro-Oeste é encabeçado por Brasília, com IDHM 0,824, enquanto que a pior pontuação fica com Japorã (MS), com IDHM 0,526. Os municípios das regiões Sul e Sudeste com maior índice de desenvolvimento são Florianópolis (0,847) e São Caetano do Sul, respectivamente.
Pode tomar remédio esfarelado?
Onde é encontrada a maior parte da biodiversidade brasileira?
O que é a escala hospitalar de ansiedade e depressão?
Como substituir a palavra óbvio?
Quais os tipos de tecido sanguíneo?
É um exemplo de receita com contraprestação?
Quantos DPI é o ideal para jogar?
O que significa uma pessoa sacerdote?
Qual o segundo país mais pobre da América do Sul?
O que causa a hérnia epigástrica?
É aleatório o contrato em que uma das partes assume o risco de nada receber?
O que fazer quando se molha o celular?
Como funciona a Igreja Ortodoxa no Brasil?
Precisa ser advogado para ser delegado?