Os textos de linguagem verbal são aqueles que utilizam as palavras para estabelecer comunicação. Eles podem ser tanto orais como escritos. Dentro dessa categoria, podemos citar artigo científico, artigo de opinião, carta de reclamação, carta de solicitação, entre outros.
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", proveniente de "verbu", que quer dizer palavra. Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral.
A linguagem verbal é a linguagem da palavra, que pode ser falada (fonemas) e escrita (letras/grafemas). Um texto verbal é aquele que utiliza a palavra para ser construído. A linguagem não verbal não utiliza a palavra, mas outros códigos, como dese- nhos, cores, símbolos, gestos, expressões fisionômicas.
Interpretar textos não verbais ou mistos envolve as seguintes operações: analisar, explicar, identificar, comparar, etc. Porém esses tipos de texto requerem do estudante sensibilidade para ler outros códigos, como os gestos, as expressões fisionômicas, as cores, a própria imagem, e aquilo que está nas entrelinhas.
28 curiosidades que você vai gostar
Os textos de linguagem não verbal são aqueles que utilizam outros elementos para construir sentido, como os sons, as cores, as formas, as imagens, etc. São exemplos de linguagem não verbal as placas de trânsito ou outras sinalizações, que, por meio de imagens, comunicam suas mensagens.
Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.
Os tempos verbais primitivos dividem-se em presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, e infinitivo impessoal. Já os tempos verbais derivados são formados a partir dos primitivos. Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito.
6 – Conceitos mais importantes
Geralmente, os termos principais são seguidos de definição. Identificá-los é útil também para que quando formos construir nossos textos sabermos quais conceitos vamos articular e onde podemos encontrá-los, ou seja, que autores ou autoras os discutem e os definem.
Como se origina o grão de pólen das gimnospermas?
Quais é a primeira parte da plântula a se desenvolver Porquê?
Como ocorre a formação do celoma?
Quais os tipos de feridas enfermagem?
Como é medida a massa de um corpo?
Como as rochas podem ser classificadas quanto à origem?
Quando começa a se formar a personalidade?
Como as sentenças podem ser classificadas?
Qual o estado da água que forma o granizo?
Como escolher o tamanho da jaqueta de couro?
Como é feito o diagnóstico laboratorial do Streptococcus agalactiae?