O que é Socialização: Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
O que é Sociologia:
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas.
A Sociologia se tornou uma disciplina científica oficialmente com Durkheim, no século XIX. Foi esse mesmo autor que desenvolveu o conceito de “socialização” que, por sua vez, pode ser considerada fundamental em sua teoria sobre a sociedade.
A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade.
Existem dois tipos de socialização: primária e secundária. Durante a infância ocorre a socialização primária, na qual a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos de comportamento do grupo a que se pertence.
32 curiosidades que você vai gostar
A socialização primária consiste na primeira espécie de socialização que o indivíduo experimenta, e por ser a primeira, traz consigo grande importância. Essa etapa da vida do indivíduo é o primeiro procedimento de incorporação de valores que possibilitam a inserção do indivíduo em sociedade.
Socialização primária – como o próprio nome sugere, as instituições sociais de nível primário são aquelas com as quais o indivíduo tem os primeiros contatos, a exemplo da família e da Igreja.
Por exemplo, um indivíduo que foi socializado no Brasil contemporâneo pode achar muito inapropriado comer usando as mãos. No entanto, em muitos países, como a Índia, isso é considerado normal. Ter consciência de nossos processos de socialização é um passo importante para evitar o etnocentrismo.
Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.
Os papéis sociais são formas de comportamento previamente estipuladas para os indivíduos de uma posição social específica. Você provavelmente já se deparou com uma situação em que as pessoas envolvidas esperavam um tipo de comportamento de sua parte tendo como base uma característica sua.
Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema. Para saber mais detalhes do surgimento dessa ciência, acesse: Surgimento da sociologia.
Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas.
Émile Durkheim e a Divisão Social do Trabalho
Nessa ideia, a divisão social do trabalho seria responsável por manter a harmonia deste sistema de órgãos que compõe o organismo. Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma.
Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
Sobre a socialização é correto afirmar: A O processo de socialização não é continuo. É interrompido quando o indivíduo atinge a idade adulta. B O processo de socialização é aceito passivamente pelos indivíduos e grupos.
A socialização primária se refere às primeiras instituições sociais que temos contato, a exemplo da família e da Igreja, onde temos os primeiros ensinamentos, como a linguagem e os valores morais. Nesse tipo de socialização, grande parte da interação social ocorre por meio da afetividade.
Todas as relações sociais estabelecidas pelos indivíduos ao longo de sua vida irão contribuir para o processo de socialização. Pelo contato com as normas, valores e diferentes grupos sociais acontecerá a socialização do indivíduo, numa teia complexa dentro da qual todas as pessoas moldarão seus hábitos e condutas.
Tipos de socializaçãoPrimária – Período de aprendizagem na infância e que ocorre por meio das relações familiares e escolares. ... Secundária – Etapa em que o indivíduo já foi inserido em diferentes contextos (espaços de trabalho, religiosos, lazer, políticos, etc.)
Socialização pode ser entendida como o processo pelo qual o indivíduo assimila e aprende as regras básicas do modo de vida de uma sociedade. Este processo de socialização acontece mediante a interiorização da cultura de determinada organização social em que o indivíduo nasce e cresce.
Socialização primária e secundária
Os pesquisadores deste processo costumam estabelecer dois níveis de socialização: primária e secundária.
A socialização primária é a responsável por formar a base do indivíduo, é o primeiro contato deste com o mundo exterior. Já a socialização secundária impõe ao indivíduo submundos dos quais ele desconhece, com isso, percebe que existem outras culturas, outras ideologias além da dele.
- Socialização primária: ocorre nas primeiras instituições sociais com as quais o indivíduo tem contato, como a família e a Igreja. Elas fazem o indivíduo compreender as regras sociais mais básicas, como a linguagem e as noções e limites básicos da formação social, os valores morais etc.
“A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade”.
Como é o ciclo de vida de uma estrela?
Como definir o ano letivo de 2020?
Como faço para ganhar milhas no cartão de crédito Mastercard?
Como funcionam os editais do ProAC?
Quantos segundos de vídeo posso usar no YouTube?
Quem foram os pares ideais do Are You The One Brasil?
Como age um pisciano com ciúmes?
Quanto tempo demora um processo de busca e apreensão?
Como ocorre o processo de oxicorte?
Como saber se ele tem carinho por mim?
Como saber se um processador serve no meu notebook?
Como é o funcionamento do sistema excretor?
Quanto custa faculdade de Biomedicina semipresencial?
O que acontece antes da erupção de um vulcão?
Quais os tipos de prontuário eletrônico?