A Materialidade é um dos dez princípios (que são Inclusão de stakeholders; Contexto da sustentabilidade; Materialidade; Completude; Equilíbrio; Comparabilidade; Exatidão; Tempestividade; Clareza; e Confiabilidade) que o GRI destaca como importantes para a construção de bom relatório de sustentabilidade.
O documento deve apresentar, de forma transparente, os ganhos e perdas da empresa em relação às suas atividades sociais, ambientais e econômicas e definir os indicadores de mensuração relevantes para o negócio, que auxiliarão a companhia a medir seu desenvolvimento sustentável na próxima edição.
No relatório encontram-se as principais iniciativas de gestão de pessoas; o portfólio de produtos; as ações de ecoeficiência e mitigação de impactos ambientais; os projetos sociais e as atividades de engajamento com as comunidades; além de detalhes sobre os processos e inovações operacionais.
Os indicadores de sustentabilidade são divididos em componentes sociais, econômicas e ambientais, e para cada componente são dadas pesos em relação as outras, através da comparação da importância de alcançar as metas de cada indicador.
O que é relatório de sustentabilidade? Por meio dos relatórios de sustentabilidade, as empresas comunicam seu desempenho e impactos em uma vasta gama de tópicos de sustentabilidade, abordando parâmetros ambientais, sociais e de governança.
30 curiosidades que você vai gostar
O objetivo do relatório é ajudar os negócios e os governos mundiais a entenderem e gerenciarem corretamente o impacto que causam no mundo em termos de mudanças climáticas, direitos humanos, governança e bem-estar social.
Os relatórios de sustentabilidade representam, portanto, o interesse público, pois criam uma mentalidade de desenvolvimento sustentável entre os principais agentes de mudança, tais como os negócios. Eles também impulsionam maior transparência nos impactos críticos e relevantes de natureza ambiental, social e econômica.
Os indicadores de sustentabilidade são instrumentos para monitorar e medir a eficiência e eficácia da gestão de resíduos dentro da empresa. O processo de elaboração dos indicadores para a gestão de resíduos contribui para melhorar a compreensão do que é realmente sustentabilidade.
Os indicadores de desempenho ambiental divulgados nos relatórios de sustentabilidade das empresas tratam dos mesmos aspectos relatados no GRI (2009): consumo de materiais; consumo de energia; consumo de água; biodiversidade; controle de emissões, efluentes e resíduos.
O que é o batente do amortecedor?
Qual é a Youtuber mais bonita?
Qual é o nome que significa presente de Deus?
Quais as doenças que causam hipotermia?
O que vem a ser um país capitalista?
Quanto tempo a cafeína fica no corpo?
Quais são os 4 tipos de corridas?
Quais são os tipos de estilos femininos?
Qual o perfume do Boticário que é afrodisíaco?
Como classificar período misto?