O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano.
Autores e Obras do Indianismo
Os Feitos de Mem de Sá; Arte de Gramática da Língua mais usada na costa do Brasil; Poema à Virgem; A Cartilha dos Nativos (Gramática Tupi-Guarani); Carta da Companhia. Gonçalves Dias: Indianismo Gonçalvino. Os Timbiras; Meditação; Canção do Exílio; I-Juca-Pirama; Seus Olhos; Marabá.
Principais características do Indianismo:
Ele é o representante dos valores puros da natureza, em contraposição aos vícios e defeitos do homem branco moderno (daquele período). - O índio brasileiro é apresentado e defendido como sendo um representante da identidade nacional, sendo, portanto, um “verdadeiro brasileiro”.
Chamamos de Indianismo a corrente romântica de valorização do índio que se viu na literatura brasileira. A presença do índio como herói é vista desde a literatura colonial, mas foi no Romantismo que essa concepção se sobressaiu e marcou a nacionalidade brasileira. Desde o Quinhentismo o índio é tema literário.
A tríade de romances indianistas de José de Alencar é composta pelas publicações O guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874), entre as quais as duas primeiras são tidas como principais.
31 curiosidades que você vai gostar
Significado de Indianismo
Modismo de língua indiana; palavra indiana introduzida em outra língua. Simpatia pelos índios americanos. Feição própria do Romantismo brasileiro que valorizou e exaltou o índio, aproveitando na literatura tudo que lhe diz respeito: Gonçalves Dias e Alencar cultivaram o indianismo brasileiro.
A obra é um dos maiores representantes da primeira fase do modernismo brasileiro, conhecida como fase indianista. Como o próprio nome diz, essa fase procurava valorizar o índio de forma a transformá-lo em um verdadeiro herói nacional.
Os romances indianistas sempre destacavam o choque entre as culturas: entre o índio, elemento nativo e “selvagem” e o homem branco, ou seja, colonizador, provindo do continente europeu. As principais obras indianistas foram escritas pelo principal autor da prosa romântica: José de Alencar.
Principais CaracterísticasNacionalismo.Estética nativista.Exaltação da natureza.Idealização do índio como figura nacional, europeizado e quase medieval.Temas históricos.Resgate de lendas.Contato do índio com o europeu colonizador.
Como funciona o cartão de crédito consignado BMG?
Como funciona o programa de fidelidade da Starbucks?
Como contratar Capital de Giro Bradesco?
Como desbloquear a função crédito do cartão Itaú Múltiplo?
Para que serve o cartão vai bem?
Como funciona a separação de bens com filhos?
O que são variáveis macroeconômicas?
Como utilizar os brises corretamente?
Como baixar o aplicativo do Banco do Brasil?
Como instalar el HAXM en Android Studio?
O que usar no lugar da palavra Desde?
Como colocar vídeo na página do Facebook pelo celular?
Como compartilhar um vídeo inteiro no stories do Instagram?