O objetivo do discipulado bíblico é levar as pessoas a conhecerem a salvação que está em Jesus Cristo e, a partir daí, essas pessoas também serem discípulas e seguidoras do Senhor Jesus.
O discipulado, por definição, está relacionado ao cuidado de pessoas, ao acompanhamento, à instrução e ao relacionamento contínuo – como um pai que cuida do seu filho ou como um irmão mais velho.
O próprio Jesus nos orientou em relação ao discipulado quando disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês.
Como o título da obra diz, o discipulado tem a ver com o desenvolvimento do caráter exemplar do cristão para servir ao próximo e influenciá-lo na convivência. É um mergulho na vida interior que força o discípulo a confrontar consigo mesmo os ideais elevados do Evangelho de Jesus Cristo.
Que institui ou cria discípulos.
37 curiosidades que você vai gostar
Podemos dizer que a responsabilidade do discipulador envolve pelo menos quatro aspectos: Equipar, Treinar, Edificar e Enviar, colocando o discípulo em funções. Em primeiro lugar, nós equipamos nossos discípulos com o conhecimento da Palavra de Deus.
Aquele que dá continuidade ao trabalho de outra pessoa: discípulos de Saussure. Etimologia (origem da palavra discípulo). Do latim discipulus.
O tripé do discipulado bíblico é composto de Palavra, Comunhão e Serviço.
O princípio do discipulado na Igreja Primitiva baseava-se na ordem da Grande Comissão que Jesus deu aos discípulos.
O Livre-Arbítrio É um Princípio Eterno
“Podes escolher segundo tua vontade, porque te é dado” (Moisés 3:17). Deus nos disse, por intermédio de Seus profetas, que somos livres para escolher o bem ou o mal. Podemos escolher a liberdade e a vida eterna, seguindo Jesus Cristo.
Fazer discípulo é transmitir o entendimento espiritual e ético de quem é Cristo, mas também ensinar a guardar Esse preciosíssimo conteúdo com a razão da inteligência e com a razão do amor puro!
Um discípulo é alguém que foi batizado e que tem o desejo de tomar sobre si o nome do nosso Salvador e de segui-Lo. Um discípulo se esforça para tornar-se como Ele é, guardando Seus mandamentos na mortalidade, assim como um aprendiz procura tornar-se como seu mestre.
O livro estabelece um ponto de partida: o discipulado tem um custo, e esse custo é o próprio discipulado. Ou seja, para imitar a Jesus, é necessário calcular o custo de seguir a Jesus, pois segui-lo verdadeiramente já é o próprio custo. Segui-lo verdadeiramente traz oposição, perseguição, abnegação e renúncia.
Dicas para discipulado e cuidado de pessoas#1 Comece com pequenos passos. ... #2 Seja flexível e estratégico. ... #3 Adeque o discipulado de acordo com as necessidades. ... #4 Invista nos líderes da sua igreja. ... #5 Foque nas células.
Os doze. Os apóstolos nomeados em Marcos 3:16-19 são Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, um segundo Tiago, Tadeu, Simão, o Zelote e finalmente Judas Iscariotes.
O apóstolo Paulo foi discipulador com um método de, primeiramente, pregar e, em seguida, ensinar de maneira mais sistematizada. A aula sempre é um ponto de encontro entre o professor e o aluno. ... Já o discípulo deseja imitar o que aprendeu, aplicando o ensino na vida concreta.
Sendo assim, nada de deixar para estudar a lição na última hora, nem momentos antes da aula começar.
...
O que fazer ao preparar uma aula de Escola DominicalPesquisa adicional;Anotar suas dificuldades;Buscar mais referências bíblicas.Elaborar questionamentos aos alunos;Meditar nas aplicações práticas da aula.
Esses pouquíssimos meninos da elite intelectual de Israel eram chamados talmidim (do hebraico: talmid, discípulo; talmidim, discípulos).
Essa palavra ainda não é um verbo em nosso idioma, contudo, o sentido com que a usamos a faz parecer um verbo: "eu discipulo". Por exemplo, levo uma pessoa a ser um discípulo de Jesus Cristo. Nesse caso, eu estou discipulando uma pessoa para que se torne cristã, ou seja, discípula (o) de Cristo.
Seguindo o padrão encontrado nas Escrituras, este livro explica como os relacionamentos dedicados a fazer discípulos devem se conduzir no contexto da igreja local, ensinando-nos a cultivar uma cultura de discipulado como parte normal da vida diária.
Hoje, ser discípulo de Jesus é ter a coragem de desalojar-se do cotidiano de nossas certezas e vaidades para colocar-se inteiramente nas mãos de DEUS procurando realizar a Sua vontade.
O discípulos vigiam, eles permanecem alertas e atentos para atos simbólicos bem como a palavras, observando as ações que dão as pistas para a realidade se reorganizando em torno de Jesus.
Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!
O que é ser um deficiente físico?
Quanto de chocolate 60 Posso comer por dia?
Como juntar duas variáveis no SPSS?
Porque a Alemanha começou a 2 guerra Mundial?
O que é uma produção industrial?
Quem é o descobridor do neutro?
O que é uma memória flip-flop?
Qual o tempo máximo de um Curta-metragem no Brasil?
Como são classificados os ácidos?
Qual tipo de Administração ganha mais?
Qual melhor remédio para pedra na bexiga?
Como convencer os meus pais a me deixarem fazer intercâmbio?
Qual a importância dos documentos oficiais?
Quantos habitantes tem em Belo Vale?
Quais as atividades consideradas perigosas?
Qual a diferença entre coxão duro e coxão mole?