O Ébola é provocado por um vírus da família Filoviridae, género Ebolavirus. Já foram descobertas cinco espécies do vírus do Ébola.
O vírus de Ebola, que é o segundo membro da família do filovirus, foi descoberto primeiramente em 1976 quando duas manifestações de febre hemorrágica ocorreram em dois lugar vizinhos.
A pior epidemia da história surgiu no sul da Guiné em dezembro de 2013 e se espalhou para os países vizinhos da África Ocidental. Causou mais de 11.300 mortes entre os quase 29.000 casos registrados, de acordo com a OMS, que declarou o fim da epidemia em março de 2016.
A infecção ocorre por contato direto com o sangue ou outros fluidos corporais ou secreções como, por exemplo, fezes, urina, saliva, leite materno e sêmen de pessoas infectadas.
Entre 20, mais de 11 mil pessoas morreram na epidemia de Ebola na África Ocidental, que começou na Guiné. Agora, essas mortes são as primeiros registradas em cinco anos na região desde o surto fatal da doença.
Doença por vírus Ébola | |
---|---|
Especialidade | Infectologia |
Sintomas | Febre, garganta inflamada, dores musculares, dores de cabeça, diarreia, hemorragias |
Complicações | Diminuição da pressão arterial devido à perda de fluidos |
Início habitual | 2 dias a 3 semanas após exposição |
No total, a doença matou pelo menos 11 300 pessoas, sendo a maior parte dos casos identificados na Guiné, na Libéria e em Sierra Leoa. Mais recentemente, em junho junho de 2020, a República Democrática do Congo também anunciou um surto de ebola no país, que foi controlado posteriormente.
O agente da doença é um vírus da família Filoviridae, do gênero Ebolavirus, descoberto em 1976, a partir de surtos ocorridos ao sul do Sudão e norte da República Democrática do Congo (anteriormente Zaire), próximo ao Rio Ebola, mesmo nome dado ao vírus.
As medidas de prevenção do vírus Ebola são:
Ebola é uma doença causada por um vírus cujos sintomas iniciais incluem febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). À medida que a doença avança, o paciente pode sofrer de vômitos, diarreias e – em alguns casos – hemorragia interna e externa.
Como é feito o tratamento do Ebola? Os cuidados são de suporte precoce com hidratação e tratamento sintomático. Ainda não há tratamento licenciado comprovado para neutralizar o vírus, mas uma gama de tratamentos potenciais incluindo produtos sanguíneos, terapias imunológicas e medicamentosas estão em desenvolvimento.
A confirmação dos casos de Ebola é feita por exames laboratoriais específicos. Frente a um caso suspeito de Ebola, o encaminhamento do paciente, o manejo clínico, o fluxo de exames e informações serão orientados diretamente pelo Ministério da Saúde, em articulação com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Prepara pessoas infectadas para o enterro, uma vez que os corpos das pessoas contaminadas ainda podem transmitir a doença. Pacientes expostos ao vírus Ebola devem começar a apresentar sintomas entre dois a 21 dias após o contato com a doença, que tem início rápido. Os sintomas iniciais se assemelham aos de uma infecção comum da gripe.
Como ser patrocinado pela círculo?
O que um pedagogo faz como perito judicial?
O que fazer para ser protagonista?
Como sua família comemora a Páscoa?
Como ser persuasivo no relacionamento?
Como se come rolinho primavera?
Como fazer a leitura de uma mira?
Como funciona a manteiga de garrafa?
Como ser notada por lojas no Instagram?
Como é colocado a sonda para se alimentar?
Como se tornar um operador de câmera?
O que eu devo fazer para me tornar um profissional melhor?
Quanto custa para ser membro de um canal no YouTube?
Como perder a vergonha na hora de namorar?
Quanto ganha um dentista perito judicial?