Inicialmente convém observarmos que é muito comum por parte da sociedade em geral, pensar que toda pessoa portadora de cegueira enxerga um "fundo negro". Porém, dependendo de seu comprometimento, podem ser percebidos vultos sem definição e até algumas cores. É a chamada visão residual.
Embora as pessoas cegas não usem os olhos, mas o tato, audição e outros sentidos para enxergar, a forma com que elas enxergam são iguais as de qualquer outra pessoa com boa visão. Apenas o caminho usado para levar as informações ao cérebro, no caso os olhos, é que se diferencia.
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. ... Já aqueles que não nasceram cegos, mas perderam a visão por doença ou acidente, possuem memória visual e podem sonhar com imagens.
O que determina se uma pessoa é cega ou possui baixa visão é o quanto de acuidade visual que ela possui quanto ao seu campo de visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as pessoas cegas apresentam acuidade visual igual ou menor que 0,05, no melhor olho, com a melhor correção óptica.
Homem cego volta a enxergar parcialmente após terapia genética inédita. Uma terapia genética conseguiu fazer com quem um homem cego voltasse a enxergar de formar parcial. Esse é o primeiro caso conhecido desse tratamento sendo aplicado e tendo um resultado positivo em uma pessoa sem visão.
Uma cego sabe que acordou pela consciência que ele tem (assim como qualquer pessoa fecha os olhos mas ainda sabe que está acordada).
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens - e sim com os outros sentidos. Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros.
No caso das pessoas que já nasceram cegas seus sonhos são compostos por situações de diversos tipos, vividas e percebidas do modo como elas "veem" o mundo acordadas, esclarece ela. "Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas.
Juan, que também é cego, disse: “Para um cego, a voz de uma pessoa é sua identidade.” E como qualquer pessoa, os cegos prestam muita atenção ao tom da voz, que pode transmitir diferentes emoções.
Para os ouvidos treinados de um cego, os sons também dizem muito sobre o ambiente. É possível saber, por exemplo, o sentido do tráfego, o tamanho de uma sala ou onde se encontram alguns obstáculos. Olfato: O olfato pode transmitir informações que vão além do tipo de um aroma.
No caso das pessoas que já nasceram cegas seus sonhos são compostos por situações de diversos tipos, vividas e percebidas do modo como elas "veem" o mundo acordadas, esclarece ela. "Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas.
Olfato: O olfato pode transmitir informações que vão além do tipo de um aroma. Por exemplo, quando um cego percorre um trajeto, seu olfato pode ajudá-lo a formar um mapa mental que talvez inclua cafeterias, restaurantes, mercados e assim por diante. É claro que sons conhecidos e outros detalhes obtidos por meio do tato ajudam a criar esse mapa.
Quais os meios de provas admitidos no PCB?
Qual é o conceito de histologia?
Como aprender a conviver com as diferenças?
Como contar um segmento de reta?
O que é estoicismo e quais as suas principais características e ensinamentos?
Como melhorar a sua autoestima?
Qual é a fórmula para calcular a corrente elétrica?
Como passar uma conversa de WhatsApp para outra pessoa?
Como são chamados os fãs de Friends?
Qual é a camada mais fina do planeta Terra?
Quais os tipos de cores do solo?
Como são chamados os registros do passado?