Os solos podem apresentar cores variadas, tais como preto, vermelho, amarelo, acinzentado, etc. Essa variação irá depender do material de origem como também de sua posição na paisagem, conteúdo de matéria orgânica, e mineralogia, dentre outros fatores.
No Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 2006) os solos do Brasil são classificados em 13 ordens: Latossolo, Neossolo, Cambissolo, Espodossolos, Argissolos, Planossolos, Luvissolos, Nitossolos, Plintossolos, Gleissolos, Organossolos, Vertissolos, e Chernossolos.
No sistema Munsell de classificação de cores a avaliação das cores do solo consiste em especificar :o. matiz (nome da cor); o valor (tonalidade) e o croma (intensidade da cor).
A cor do solo está diretamente relacionada às propriedades químicas e físicas do solo e a sua composição biológica e mineralógica, sendo que os principais fatores que influenciam a cor dos solos são a mineralogia, a umidade e o conteúdo de matéria orgânica.
O Ferro oxidado é um agente pigmentante muito forte, principalmente quando em sua forma desidratada (hematita). Este é o grande responsável pela coloração vermelha nos solos. Já a cor amarela, é muito característica pela ausência de hematita e grande concentração de goetita no solo.
13. Porque avaliar a cor do solo? –Característica do solo mais óbvia e mais facilmente determinada –Características importantes do solo podem ser inferidas a partir da cor. ... Solos com lençol freático oscilante possuem mosqueados em cores acinzentadas, amareladas e/ou alaranjadas.
O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro.
O Ferro oxidado é um agente pigmentante muito forte, principalmente quando em sua forma desidratada (hematita). Este é o grande responsável pela coloração vermelha nos solos.
Para fins de padronização as anotações de cores em trabalhos científicos são feitas segundo a notação disponível no sistema da carta de cores de Munsell. No sistema Munsell de classificação de cores a avaliação das cores do solo consiste em especificar :o matiz (nome da cor); o valor (tonalidade) e o croma (intensidade da cor).
Os solos com cores acinzentadas indicam ambientes hidromórficos (áreas encharcadas). Estes ambientes são típicos próximos aos cursos de água (várzeas e igapós) ou áreas com seria deficiência de drenagem (encharcados por longo período do ano).
A cor dos solos é a sensação visual que se manifesta na presença da luz e, de certo modo, reflete a quantidade de matéria orgânica, o tipo de óxido de ferro presente, além da classe de drenagem do solo (PRADO, 1995).
A classificação de um solo se inicia com a descrição morfológica do perfil e coleta de material de campo, que devem ser conduzidas conforme critérios estabelecidos em manuais (IBGE, 2005; LEMOS; SANTOS, 1996; SANTOS et al., 2005), observando-se o máximo de zelo, paciência e critério na descrição do perfil e da paisagem que ele ocupa no ecossistema.
Quanto tempo para ação de despejo?
O que é Enem digital e Enem impresso?
Como funciona o ranking de R6?
Qual é a vantagem da empresa em pagar juros sobre capital próprio?
Quem está no Simples Nacional paga ICMS?
Quais exames o Lavoisier realiza?
Quais são os benefícios do LPF?
Como funciona o Kamui de Obito?
Como é cobrado o IPVA no Brasil?
Como elaborar uma proposta de financiamento?
Como jogar de 2 no Sea of Thieves?