É aí que entra o “protendido”. A protensão é uma técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto. Isso é feito a partir da aplicação de tensão nos cabos de aço antes do processo de cura do concreto. Nessa técnica, cabos irão atravessar toda a estrutura da construção.
O processo de protensão do concreto consiste em aplicar tensão nos cabos de aço antes da cura do concreto. ... A protensão não-aderente consiste na utilização de cabos engraxados e cobertos por bainhas de polietileno ou polipropileno, os dois de alta aderência, proporcionando proteção contra corrosão.
Executar a protensão conforme as fases e a seqüência definidas no projeto. Posicionar o macaco sem carga na cordoalha. Verificar se o macaco instalado está perfeitamente ajustado na superfície de apoio da ancoragem. Se houver alguma falha no seu posicionamento, o macaco deve ser retirado e recolocado.
O aço utilizado para a armadura do protendido é de alta resistência. As tensões de tração são reduzidas e eventualmente eliminadas – e, portanto, podem limitar ou mesmo impedir as fissuras do concreto. “É um meio eficiente de controle de abertura de fissuras, quando essas forem permitidas”, diz Pellegrino.
O que é a estrutura de concreto protendido? A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.
24 curiosidades que você vai gostar
Vigas pré-moldadas, protendidas são peças de concreto tracionadas com elementos de protensão (barras ou fios, basicamente). Afinal o tracionamento tem como finalidade produzir tensões prévias em uma estrutura de concreto. Assim melhorando sua resistência e comportamento sob as condições de carga.
O custo composto em áreas maiores em relação a PROTENDIDA é por vezes maior. Em resumo, nos casos de vãos até 10 metros com sobrecargas de até 600 kgf/m2 em áreas maiores que 100 m2 para obras localizadas em um raio de até 250 km da fábrica a LAJE PROTENDIDA será a opção mais econômica.
A protensão do concreto é feita por meio de cabos de aço, que são esticados e ancorados nas suas extremidades denominados fios e cordoalhas, os mesmos podem ser encontrados de diferentes tipos, nomenclaturas e características, sendo os mais comuns: fios aliviados (RN) e estabilizados (RB), cordoalhas de 3 a 7 fios e ...
A protensão é uma técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto. Isso é feito a partir da aplicação de tensão nos cabos de aço antes do processo de cura do concreto. Nessa técnica, cabos irão atravessar toda a estrutura da construção.
Por exemplo: CP-175 RN 12,7 significa uma cordoalha de sete fios para concreto protendido (CP), categoria 175, relaxação normal (RN) e diâmetro nominal de 12,7mm (12,7); CP-180 RN 3 x 2,5 significa uma cordoalha para concreto protendido (CP), categoria 180, relaxação normal (RN), cordoalha de três fios (n) e diâmetro ...
Execução. A laje protendida pode ser feita de duas maneiras. A primeira através da aplicação de tensões prévias com macacos hidráulicos nas cordoalhas de aço que ficam ancoradas nas extremidades do elemento, para que depois seja realizada a concretagem.
O concreto protendido é uma técnica de execução que tem como objetivo inserir em uma estrutura de concreto tensões capazes de melhorar a sua resistência. Dessa forma, a armadura de aço sendo cordoalha ou fio sofre um pré-alongamento, aplicando um esforço de compressão inicial no concreto.
Existe uma média que varia entre R$ 17 à R$ 23 para o metro quadrado de laje pré-moldada.
As perdas de protensão são definidas com a diminuição, em função do tempo, da força de protensão aplicada nos cabos de aço de peças protendidas. Essas perdas podem ser classificadas em imediatas e diferidas, e dependem do sistema de protensão aplicado (pré e pós-tração).
A protensão completa, também chamada de total, é utilizada em casos de estruturas expostas a ambientes agressivos porque proporciona melhores condições de proteção das armaduras contra a corrosão. Nesses casos a protensão é de tanta intensidade que elimina completamente as tensões de tração no concreto.
Quando precisamos melhorar o comportamento do concreto, aplicamos a compressão prévia (isto chamamos de protensão), nas regiões onde as estruturas produzem tensões de tração, ou seja a protensão confere ao concreto maior resistência à tração, na prática ela é realizada por meio de cabos de aço de alta resistência, ...
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia), água, aditivos e adições (sílica ativa).
O concreto protendido é aplicado com o objetivo de elevar a resistência da estrutura, oferecendo, ainda, as seguintes vantagens à obra:estruturas mais esbeltas;redução de vigas;redução de pilares;redução do consumo de aço;redução do consumo de fôrma;
Como o próprio nome já sugere, o concreto armado é aquele que possui uma estrutura de aço por dentro. Enquanto o concreto protendido, além de possuir aço no interior, também possui cabos de aços tracionados e ancorados no próprio concreto, aumentando a resistência.
As barras de aço para protensão são, geralmente, apresentadas em forma de barras rosqueadas com nervuras laminadas a quente. Uma bitola típica é a barra DYWIDAG φ 32. Os fios de aço para concreto protendido são padronizados pela NBR-7482.
No concreto armado, a armadura não tem tensões iniciais. Por isso, é denominada armadura frouxa ou armadura passiva. No concreto protendido, pelo menos uma parte da armadura tem tensões previamente aplicadas, denominada armadura de protensão ou armadura ativa.
A armação é a principal diferença entre as lajes de concreto protendido, quando comparadas às lajes de concreto tradicionais. Em vez de gaiolas e vergalhões feitas de aço, o modelo protendido é armado por meio de cordoalhas, que são materiais mais resistentes às tensões.
A laje treliçada consiste em uma estrutura de ferro em formato de treliça, que compõe uma armadura que é fixa em uma placa de concreto. Nos vãos que ficam entre as vigotas, é aplicado material de preenchimento – geralmente blocos cerâmicos ou poliestireno expandido, conhecido como EPS.
Lajes treliçadas são indicadas em qualquer obra, mas muito empregadas em construções habitacionais e comerciais de pequeno porte. Esse sistema construtivo é formado por vigotas de concreto armado, ou apenas aço, e recebe lajotas cerâmicas, de concreto ou de EPS (isopor).
1 Estender(-se) para diante; alongar(-se). Pôr(-se) (uma arma) em riste. Etimologia (origem da palavra protender). Do latim protendere.
O que acontece se perder o prazo da contestação?
Como é a digestão dos anfíbios?
Que tomar para dor de barriga?
O que fazer para abaixar a pressão rapidamente?
O que incluir na lista de casamento?
Quantos FPS roda Cod Warzone no Xbox One S?
O que aconteceu com a Cris Vianna?
Qual a hora do dia que mais engorda?
Qual é a diferença entre software livre e software comercial?
Quais são as etapas da farmacodinâmica?
Como cadastrar conta bancária na Monetizze?
São atribuições do agente de endemias para o controle da dengue exceto?
Onde encontrar a adiponectina?