Como o próprio nome sugere, o ânodo de sacrifício é uma peça da embarcação que se sacrifica para garantir que as outras peças metálicas fiquem conservadas, mesmo estando submersas. Isso porque a água em contato com o oxigênio faz com que ocorra a corrosão das peças metálicas.
É ele quem protege a rabeta, o leme e os eixos da corrosão, ocasionada pela água salgada do mar. Por isso, o seu nome. Ele existe para sacrificar-se no lugar de outras peças. ... “O zinco ou liga de zinco com alumínio (conhecido como alumínio podre) são os melhores anodos para água salgada.
Definição - O que é Metais de Sacrifício
São metais usados para proteger outros da oxidação, pois sendo mais reativo, com maior potencial de oxidação, será atacado primeiro.
Metal de sacrifício ou ânodo de sacrifício é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar.
De acordo com a série galvânica mostrada acima os três metais mais ativos usados para anodo de sacrifício são magnésio, zinco e alumínio.
22 curiosidades que você vai gostar
Esta proteção baseia-se no facto de existir um metal que possui potencial de corrosão mais baixo e, como tal, ser corroído durante a reação. Existem várias ligas (liga de zinco, liga de magnésio e liga de alumínio) que são utilizadas como ânodos de sacrifício.
O ânodo pode ser fabricado com diferentes materiais, sendo que os mais comuns são magnésio e zinco. Também chamado de liga de zinco de alumínio ou alumínio podre, esse material é mais usado para ânodos em água salgada.
Para poder calcular a força eletromotriz de uma pilha, convencionou-se medir o potencial (de redução e de oxidação) de cada eletrodo em relação a um eletrodo padrão, isto é, um eletrodo que estivesse em condições padrão e que serviria de referência para se comparar com os demais eletrodos.
Existem várias ligas (liga de zinco, liga de magnésio e liga de alumínio) que são utilizadas como ânodos de sacrifício. Como é de fundamental importância a composição da liga para o bom desempenho do ânodo de sacrifício, procura-se adicionar outros elementos para que o ânodo apresente as características desejadas.
Proteção catódica: Protege-se o aço utilizando um metal que tem o potencial de oxidação maior que o dele. Neste caso, é chamado metal de sacrifício, pois sofrerá a oxidação no lugar do ferro.
Hoje em dia usa-se principalmente Magnésio e Zinco, em placas instaladas nos lemes, hélices e espaçadas pelo casco. Pelo menos uma vez por ano elas precisam ser trocadas, mas o casco graças a isso sofre muito menos danos.
O ferro se oxida facilmente com o ar, enferrujando ao longo do tempo; já o ouro dificilmente se oxida.
PARA QUE SERVE O ÂNODO DE MAGNÉSIO? O ânodo impede a corrosão do revestimento metálico do depósito de água. Quando um ânodo é instalado, o metal da haste irá desgastar-se ao invés do revestimento metálico do depósito de água. O ânodo produz uma reação eletroquímica na água que protege o interior do depósito.
O objetivo é obter uma ou mais das vantagens a seguir:Adquirir resistência a corrosão;Não pare agora... ... Apresentar maior durabilidade;Aumentar a resistência da peça;Não pare agora... ... Aumentar a condutividade elétrica ou térmica;Fazer com que a peça possa passar por um processo de soldagem com maior resistência;
1.1 – Ânodo: É o polo negativo, sofre oxidação porque perde elétrons e é o agente redutor. 1.2 - Cátodo: É o polo positivo, sofre redução por ganhar elétrons e é o agente oxidante.
Quando o metal usado é o zinco, chama-se galvanização. O metal usado é denominado “de sacrifício” exatamente porque é ele que será oxidado no lugar do ferro. Esse metal de sacrifício perde elétrons para o ferro mantendo-o protegido mesmo se a superfície for arranhada e o ferro ficar exposto ao ar.
O estanho é mais resistente à corrosão que o aço, ou seja, é menos reativo que o ferro, e ele ainda é revestido por outra camada de um óxido ou de um polímero, porque o ácido cítrico dos alimentos pode atacar o estanho.
O metal mais indicado é o de maior potencial de oxidação (ou menor potencial de redução), ou seja, o Magnésio.
Onde Ered é o potencial padrão de redução da espécie sendo reduzida e Eoxi é o potencial padrão de redução da espécie sendo oxidada. Por exemplo, o potencial de uma reação onde o cobre é reduzido e o zinco é oxidado é: O valor positivo indica que essa reação ocorre espontaneamente.
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação. Eletrólise – é uma reação química, onde existam íons, produzida por uma corrente elétrica. A eletrólise pode ser ígnea ou em meio aquoso.
O cátodo da célula é o próprio Cobre em alto grau de pureza. - O Cobre é transferido do ânodo para o cátodo enquanto que as impurezas ficam em solução. O Cobre no estado puro se acumula no cátodo e desta forma pode ser utilizado. Veja mais!
Cátodo ou polo positivo é o eletrodo para onde vão os elétrons. Ocorre a reação de redução.
Uma pilha é um sistema eletroquímico espontâneo que gera energia elétrica a partir de energia química. A eletrólise, porém, é exatamente o contrário da pilha, pois se trata de um processo não espontâneo que converte a energia elétrica em energia química.
Como fazer propaganda para vender salgados?
Quais são os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado?
Como preencher carta para Caixa Postal?
Quem tem a cabeça maior e mais inteligente?
O que separa a Ásia da África?
O que é um texto preditivo explique?
Qual é o clã mais forte de Konoha?
O que são as despesas de capital?
Como curar a candidíase naturalmente?
Qual é a arma do Rick de The Walking Dead?
Como que é o nome de zebra em inglês?
Qual a medida para fazer uma garrafa de café?