A alergia ocorre quando seu sistema imunológico reage a algo que normalmente é inofensivo para a maioria das pessoas. Se você entrar em contato com uma substância que seu sistema imunológico vê como ameaça, conhecida como alérgeno, ele responderá liberando uma substância química chamada histamina e outras substâncias.
As reações alérgicas (reações de hipersensibilidade) são respostas inadequadas do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva. Geralmente, as alergias causam espirros, olhos lacrimejantes e pruriginosos, corrimento nasal, prurido na pele e erupções cutâneas.
As alergias são reações do sistema imunológico a algum tipo de substância, como pólen, ácaros ou pelos de animais, ou a algum alimento, que não causa reação na maioria das pessoas. Medicamentos, fatores ambientais como o calor e picadas de insetos são outros fatores que podem desencadear o problema.
A histamina tem o objetivo de combater os “invasores” do organismo, e, por tentar defendê-lo, ela provoca uma inflamação que pode ter como consequências vários sintomas, como coriza nasal, falta de ar, problemas na pele, vermelhidão e lacrimejamento ocular, entre outros.
A alergia é uma resposta exagerada do sistema de defesa do organismo (sistema imunitário) que erradamente passa a identificar determinadas substâncias inocentes e habitualmente toleradas pela maioria das pessoas (pólen, ácaros do pó, etc.) como sendo nocivas e desenvolve uma estratégia para as eliminar.
Esses “combatentes” são chamados de imunoglobulinas E (IgE) e, de acordo com Miranda, prejudicam o próprio indivíduo: “O organismo encara o alérgeno como algo a ser vencido, mas acaba sendo prejudicado”, revela a alergista. Outro fato importante é que as alergias podem surgir em qualquer momento da vida, pouco importa a idade.
Isso significa que o corpo não é capaz de processar e digerir os alimentos adequadamente, o que causa mal-estar. Os sintomas das reações alérgicas variam de organismo para organismo, ou seja, enquanto alguém pode reagir à ingestão de camarão com inchaços e coceira, outra pessoa pode apresentar falta de ar. O tempo de reação também varia.
Especialistas consideram que grande parte das alergias mais comuns se dá por conta de dois agentes principais: proteínas específicas, nos casos alimentares; e ácaros, nos casos respiratórios. Contudo, vale lembrar que o causador da reação alérgica não é o microrganismo em si, mas os anticorpos que o nosso próprio corpo cria para se defender.
O que fazer: quando a alergia no rosto está acompanhada de sintomas como falta de ar, inchaço no rosto e na língua é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois pode provocar um choque anafilático, que corresponde a uma reação alérgica grave e que pode colocar a vida da pessoa em risco.
Como desativar a barra de status do Android?
Como tirar pré Visualizacao do Instagram?
Como tirar carteira de artesão em SP?
Como Imprimir um projeto em PDF?
O que fazer para tirar acidez do suco de laranja?
Como colocar modo loja na TV LG?
Como tirar barra de tarefas do notebook?
Quando vou dormir parece que vou morrer?
Como imprimir grátis no Canva?
Como se tornar um músico de orquestra?
Como se inscrever na Secretaria da Educação?
Qual é o pronome de tratamento para professor?
Como se escrever na caixa premiada da Band?
O que é preciso para ser uma farmacêutica?
Como se tornar uma mulher independente emocional?