Os meios de prova no Novo Código de Processo Civil
Os meios de prova são os instrumentos pelo quais se torna possível a comprovação dos fatos relevantes ao processo. São admitidos os meios legais e outros que sejam legítimos. ... São proibidas pela Constituição as provas obtidas por meio ilícito.
De acordo com o Código de Processo Civil, os meios de provas são: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.
Os meios de prova são as formas usadas pelas partes no processo com o intuito de convencer o juiz. Eles servem como um conector entre as provas e a demanda judicial. Entre os meios de prova mais utilizados podemos citar documental, testemunhal e pericial.
Em relação à forma a prova é testemunhal, documental ou material. Prova testemunhal, em sentido amplo, é a afirmação pessoal oral, compreendendo as produzidas por testemunhas, declarações da vítima e do réu. Documental é a afirmação escrita ou gravada.
A prova documental é a representação física que visa corroborar o fato alegado pela parte. Quanto a autenticidade da prova documental, seja ela fotografia, desenhos, escritos fiscais ou gravações, considera-se autêntica quando, após apresentada em juízo, não houver impugnação da parte contrária (art. 411 III CPC).
Quem alega tem que provar. Conforme o artigo 369 do Código de Processo Civil - CPC, as partes podem utilizar todos os meios legais e morais, ainda que não previstos em lei, para provar suas alegações no processo. Por isso, é comum ouvir que, na Justiça, quem alega deve provar. ...
Em relação à forma a prova é testemunhal, documental ou material. Prova testemunhal, em sentido amplo, é a afirmação pessoal oral, compreendendo as produzidas por testemunhas, declarações da vítima e do réu. Documental é a afirmação escrita ou gravada.
Os meios de provas são aqueles através dos quais o juiz tomará conhecimento da veracidade ou não de determinada situação fática, a fim de formar sua convicção para decidir sobre o caso. São meios de prova, dentre outros, a declaração do ofendido, a prova testemunhal e o interrogatório.
Meio de prova é tudo aquilo que pode servir para demonstrar a existência e a veracidade de um fato. O Código de Processo enumera os meios de prova, mas o rol, contudo, não é taxativo, uma vez que outras modalidades de prova também são admissíveis, como a fotografia, por exemplo.
Em relação àquela prova produzida em um determinado processo, e que se deseja ser aproveitada em outro (prova emprestada), esta só poderá ser utilizada se a parte contra quem se pretende produzir a prova tenha integrado o contraditório no momento da produção da mesma.
Toda prova possui como características o objeto (os fatos que desejam certificar), a finalidade (convicção sobre determinada alegação), o destinatário (o magistrado que julgará a causa) e os meios (espécies de provas para constatar o fato), podendo ser obtidas de acordo com a lei ou de forma ilícita.
Diversamente, os meios de obtenção de prova são as diligências realizadas pelas autoridades para recolher a prova. Alguns dos meios de obtenção de prova mais tradicionais são os exames, as revistas e buscas, as apreensões e as escutas telefónicas. No processo penal português, são admissíveis todas as provas que não forem proibidas por lei.
Como ver seus sites favoritos?
O que é um processo do sistema operacional?
Como deve ser contabilizado um Funrural?
Como faço para ver as vagas que me candidatei no LinkedIn?
Como funciona um pedido de divórcio?
Como pegar o certificado de menção honrosa da OBMEP online?
O que posso fazer para vender na feira?
O que devo fazer para reconquistar a mulher amada que está magoada?
Quanto tempo leva para sair o cheiro de verniz?
Como acessar câmeras de segurança Intelbras pelo celular?
O que fazer quando não sabe o E-mail do Facebook?
Onde está passando a live da Marília Mendonça?
O que fazer quando recebe notificação de suspensão CNH?
O que se pode fazer com o Photoshop?
Como ter acesso ao boletim escolar?