Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro. ... Então não se deve conceber que a fonte do poder político é unicamente o Estado, pois existem relações de poder em qualquer relação de interesses entre dois ou mais sujeitos, sejam eles animais, pessoas ou entidades.
Para que se exerça o poder é necessário haver força. Contudo, não se deve ver 'força' como a posse de meios violentos de coerção, mas sim de meios para influenciar o comportamento de outra pessoa.
Trata-se, pois, de forma organizacional cujo significado é de natureza política. O Estado, entendido como a nação politicamente organizada, representa o povo, o território, o governo, os objetivos nacionais e a soberania. ...
O poder do Estado tem as seguintes características, segundo a Constituição Federal: 1. É uno, indivisível e indelegável; 2. Emana do Povo; 3. Desdobra-se em funções: Legislativa, Judiciária e Executiva; 4.
O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. ... Os elementos essenciais para a formação do Estado é o território, a população e a soberania, que é garantida por meio das leis e do estabelecimento de suas fronteiras.
Há agora o surgimento de um poder de direito, onde o poder do soberano é limitado, mas por sua vez, o Estado é forte. O poder, por estar em conformidade com as leis vigentes, torna-se legítimo. Poder do povo; A palavra democracia, de acordo com o dicionário da língua portuguesa significa “1.
Busca-se analisar as diversas relações de poder existentes entre Estado e o sua população, dando enfoque no modo como essas relações são construídas e os possíveis riscos pertinentes à sua instauração em uma sociedade.
E à medida que a diversidade das relações se amplia, surge essa necessidade de transferir e unificar o poder em um único ente, o Estado. Existem diversas formas de poder, ou diversas formas de manifestação do poder; poder social, poder jurídico, poder político, poder familiar, diante de uma infinidade.
Com o Estado também houve caminho semelhante, a história se encarregou da tarefa de dar uma forma a ele. Os elementos poder e Estado, muitas vezes acabam interligando-se, pois o poder é essencial para o Estado, não existe Estado sem poder ou até mesmo, para alguns autores, o Estado é o próprio poder.
O que pode acontecer se um pedaço do menisco se romper?
Por que o Google não está atualizando as notícias?
O que é o Halloween no Brasil?
Como saber se o negócio é lucrativo?
Quais são as principais causas dos sismos?
Quanto tempo deve durar a nebulização?
Como é a estrutura de um manifesto?
Como os italianos comem macarrão?
O que acontece quando dente morre?
O que é que significa retrospectiva?
Como saber se o molho de pimenta está estragado?
O que significa o termo esporos?
Como se classifica o sujeito da oração as professoras?
O que significa a palavra figurinhas?