É crime tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro: Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa.
1. Acto ou efeito de extorquir. 2. Obtenção (de alguma coisa) pela força.
verbo transitivo direto e bitransitivo Exigir ou retirar alguma coisa de alguém através de violência, chantagem, força etc: o sequestrador queria extorquir o dinheiro da vítima; extorquiu do pai os bens da herança. [Gramática] Verbo defectivo. Etimologia (origem da palavra extorquir). Do latim extorquere.
Pressão para conseguir alguma coisa (ex.: chantagem emocional; chantagem sentimental).
Significado de Extorsor substantivo masculino Aquele que pratica extorsão, que ameaça por meio de chantagens ou agressão física para conseguir o que deseja da vítima; extorsionista, chantagista. Etimologia (origem da palavra extorsor). Do latim extorsum 'estorquir' + or.
O crime de extorsão é muito parecido com o roubo. ... Por exemplo, se Fulano aponta a arma contra Beltrano e exige sua carteira, ele está roubando, já que ele tem a possibilidade de conseguir a carteira ainda que a vítima não coopere (por exemplo, se ele a matar, ele conseguirá pegar a carteira).
2 sinônimos de extorsão para 2 sentidos da palavra extorsão: 1 usurpação. 2 roubo.
O crime de extorsão é muito parecido com o roubo. ... Já na extorsão, o criminoso apenas consegue subtrair a coisa alheia se a vítima cooperar. Por exemplo, no caso de saques em caixas eletrônicos. Como o criminoso não sabe a senha da vítima, ele não vai conseguir pegar o dinheiro se a vítima não cooperar.
substantivo feminino Pressão psicológica que se realiza sobre uma pessoa para dela obter o que se deseja, caracteriza-se pela manipulação, pela criação de insegurança emocional, explorando sentimentos de culpa, dependência, pena e remorso: chantagem psicológica: ele me liga, faz a maior chantagem emocional e eu fico ...
Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
Trata-se de um tipo especial de extorsão em que o sujeito para garantir-se de uma dívida, usa meio ilícito. É um delito muito praticado por agiotas, no entanto é um crime impróprio, haja vista que qualquer sujeito pode abusar da vulnerabilidade de terceiro para exigir documento que garanta um determinado crédito.
Na extorsão, a vítima pode optar entre acatar a ordem ou oferecer resistência. O roubo necessita de um núcleo, um bem palpável.
O delito penal denominado crime de extorsão, está tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro, com as variações previstas nos artigos 159/160 do mesmo Código. Sem falar ainda no mesmo crime com outra denominação, quando praticado por agente público.
§ 1º - Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um terço até metade. § 2º - Aplica-se à extorsão praticada mediante violência o disposto no § 3º do artigo anterior.
Como recuperar minha conta do Facebook através de um amigo?
O que é flexibilidade dinâmica?
Como ser mãe e esposa ao mesmo tempo?
Como fazer um pedido judicial?
Como fazer um calendário escolar em poucos minutos?
Quantos empréstimos consignados posso fazer pelo INSS?
Como registrar penhora de imóvel?
Como pedir algo emprestado a alguém?
Quanto ganha um monitor de viagem?
Como se tornar um bom moderador?
Quais são os tipos de estratégias do oligopólio?
Como ter agilidade com as mãos?
Tem como mudar de introvertido para extrovertido?
Como conhecer coreanos que vivem no Brasil?
Como ser melhor para mim mesma?
Qual geração é o Intel Celeron?