Ouça em voz altaPausarOs sismos acontecem porque a camada mais externa da Terra, a litosfera, formada pelos primeiros 100 km de profundidade, é rígida e quebrada em diversos pedaços (placas tectônicas) que não estão parados, mas se movimentando uns em relação aos outros, como se fossem imensas lajotas que, volta e meia, tentam se encaixar.
As placas tectônicas se movimentam e o choque entre elas provoca os terremotos . Terremotos ou sismos são vibrações na crosta terrestre provocadas pela movimentação de placas tectônicas presentes na litosfera, logo abaixo da superfície da Terra. Essas placas deslizam lenta e constantemente sobre uma camada de magma chamada astenosfera.
Embora não seja o único método de se proteger dentro de casa durante um terremoto, é o método mais indicado pela Cruz Vermelha (se você não conhece esta instituição, trata-se de um movimento internacional humanitário com aproximadamente 97 milhões de voluntários).
Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas.
Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. Ao contrário de furacões ou inundações, os terremotos vêm sem aviso e são geralmente seguidos por tremores secundários, embora geralmente de menor magnitude que o terremoto original.
Como saber onde está a encomenda na Loggi?
Como rastrear um celular pelo IMEI grátis?
O que caracteriza um poema narrativo?
Quantos filhos o príncipe tem?
Porque Aquário e Peixes não combinam?
Como é o processo de transfusão sanguínea entre pessoas Rh+ e Rh?
Quem é competente para homologação e para a respectiva execução de sentença estrangeira no Brasil?
Quais métodos podem ser utilizados pelo príncipe para manter o poder nos principados novos?
Quais as características da produção em massa?
Como puxar conta de luz pelo CPF Light?
Como ganhar a Kelly de graça no Free Fire?
Quem são os tripulantes do submarino desaparecido?