Primeiramente, as quizilas (ewó) de Logunedé são: mel, manga espada, galo, cabrito e bode.
Logun-edé é o jovem caçador filho de Oxóssi e Oxum. Rege o encanto e o sucesso. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças amarelas ou azuis e ofereça-lhe feijão fradinho com milho cozido. Seus números para sorte: 5 e 6.
Os filhos de Logun Edé possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objectividade e segurança.
Qualidades do Orixá Logun EdéLogun Edé é único, ele é um Orixá metá, ou seja, congrega três energias: de Oxun, de Oxóssi e dele mesmo, domina o poder de mutação e transforma-se no que ele quiser, e um dos seus Orikís nos diz:“Ológun fihòn awo.funfun lóni ni òláÓ yióò fihón dúdú…”
O ebó e quizilas de Nanã
Em hipótese nenhuma ofereça à yabá carneiros, peixe de pele, siri, carambola e roupas pretas, pois estas são as quizilas de Nanã.
32 curiosidades que você vai gostar
Fruta : Laranja lima, figo, ameixa, melancia, uva escura, melão, limão, fruta do conde, coco seco, banana da terra, abacaxi, jaca.
Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá s (mães rainhas), Nanã.
Logun Edé, filho de Ibaulama e Oxum, veste azul turquesa e, igual a seu pai, usa ofá, chapéu de couro e o mesmo amparo de três pernas, come caça e seu dia da semana é também quinta-feira.
É atribuído a Oxóssi a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para capturar a caça, ou seja, todos os atributos necessários para um caçador. É considerado o caçador de axé, aquele que busca as coisas boas para um ilé, aquele que caça as boas influências e as energias positivas.
1. Loci. Loci é o plural do lócus, que tem por significância o lugar, o espaço, local. O lócus da produção de conhecimento são as instituições escolares.
Ele herdou o jeito meigo e a graça de Oxum e a felicidade e o espírito caçador de Oxóssi, portanto Logun edé apresenta em suas características expressões femininas e masculinas, o que o faz aparecer em algumas representações da Umbanda e Candomblé como uma figura jovem.
Abastado desde sua origem, Logun Edé é filho de dois poderosos orixás: Oxum Ipondá, a deusa da beleza, e Oxóssi Erinlé, o deus da caça. De ambos os pais, Logun herdou seu campo de energia e, com isso, formou seu código genético divino.
Logun-Edé – é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais. Saudação – Loci,loci, logun!
Ogum. Os elementos terra e fogo compõem o orixá Ogum, cuja constituição é atlética e viril, porém carregada de agressividade e mau humor.
Virou o abebe para ele. Neste momento LOGUNEDÉ se encantou e caiu nas águas em forma de cavalo marinho. Iansã quando soube, correu atrás de Oxun e disse a ela que aquele menino que ela havia encantado era seu filho: LOGUNEDÉ, que um dia ela havia deixado em cima de um lírio.
NÚMERO 8 – EJIONILE
Regido por Oxaguiãn, Ogum e Xangô Airá, EJIONILE Odu lhe confere agilidade mental, o que te faz uma pessoa falante e muito ativa.
ÍBUÀLÁMÒ – É velho e caçador. Nasce nas águas mais profundas do rio Irinlé. Sua vestimenta é branco com bandas, saiote e capacete de palha da costa. Tem ligação com Omolú e Oxun.
Oxóssi carrega muita sabedoria, pois sua vibração é a do elemento terra. A terra é segura, firme, precisa.
Energia bastante ativa, Oxossi é considerado um Orixá “novo” no sentido de ter um fluxo bastante acelerado e ser entendido como energia derivada de outros Orixás mais “antigos”.
Dia 5 de outubro é considerado o dia de Ossain na Umbanda, um orixá misterioso considerado o “Senhor do segredo das folhas”. Conheça um pouco sobre ele e uma poderosa oração para rezar em outubro.
As filhas e filhos de Nanã são pessoas dignas e têm bom coração, por isso, nunca desejam mal ao outros. Além disso, são gentis e galantes, como se viessem do século passado. Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como “almas velhas”, pois fazem tudo com muita calma e consciência.
Animal de Oxum é a Abelha.
Os filhos de Nanã costumam ser de baixa estatura e viver muitos anos. É comum se tornarem idosos que se aproximam dos 100 anos, com seu jeito calmo e lento. Possuem grande poder de perdoar, por isso não guardam rancores e vivem despreocupadamente. Agem com benevolência, dignidade e gentileza até o fim da vida.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.
Obaluaye- Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, maracujá, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta.
Como se deve fazer uma ultrapassagem segura?
Qual o papel do gestor de um fundo de investimento?
Como saber a data do órgão emissor?
Como ser a melhor amiga de sua filha?
Como devo tomar colágeno hidrolisado?
Como o eu lírico caracteriza o seu próprio medo?
Como saber tipo sanguíneo pelos pais?
Como funciona aquecedor elétrico para torneira?
Como deve ser paga a hora extra?
Quantos dias de atestado para acompanhar filho?
Como colocar colunas na caixa de texto?
Como funciona o ataque furtivo do ladino?
Qual o valor da averbação do imóvel?
Como interpretar um gráfico box plot?
Como eliminar palavras do corretor?
Como saber se o quartzo verde e verdadeiro?
Quem tem direito a ganhar bolsa de estudo em escola particular?