- Piscar os faróis e buzinar - se o carro que vem atrás do seu piscar os faróis e buzinar com insistência, ele pode estar com problemas e está pedindo passagem. - Seta direita acionada - indica que, a princípio, pode-se fazer a ultrapassagem, já que não deve haver nenhum outro veículo vindo em direção contrária.
O CTB prevê uma única situação em que é permitido ultrapassar pela direita: “… A ultrapassagem deve ser feita sempre pela esquerda, EXCETO quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.”
Em geral, existem duas formas de solicitar uma ultrapassagem segura ao condutor à sua frente: piscar o farol ou ligar a seta do lado esquerdo. Desse modo, a grande maioria dos motoristas já percebe sua intenção e se posiciona para a direita para conceder a passagem.
Antes de efetuar uma ultrapassagem, o condutor deve certificar‐se de que quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro.
Veja, a seguir, o que o especialista sugere se você for dirigir em estrada cujo limite de velocidade for de 120 km/h: acelerar em 3ª marcha até atingir 60 km/h; usar a 4ª marcha até os 90 km/h; e. mudar para a 5ª marcha até os 120 km/h.
Seta direita ligada Esse sinal indica que, naquele momento, pode-se fazer a ultrapassagem com segurança, já que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto. Esse tipo de sinalização convém atenção, pois o motorista a frente pode se enganar ou mesmo sinalizar que vai sair da estrada e virar a direita.
3) Use a marcha adequada para fazer a ultrapassagem Tem que reduzir. Para quarta, ou ás vezes para terceira. E isso vale também para carros potentes. Não é porque você tem um carro 2.0, que tem bom torque para fazer a ultrapassagem em quinta marcha, que não deve reduzir.
Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda: Infração - média; Penalidade - multa.
Neste sentido, a ultrapassagem é igual à manobra feita em qualquer outra estrada convencional: passar para a frente de outro veículo que avança mais lentamente e na mesma direção. O exemplo apresentado ao lado (clique na imagem) pode observar-se como um troço de autoestrada, o carro de cor púrpura ultrapassa o cinzento.
As ultrapassagens indevidas são infrações que estão no grupo das que mais causam mortes no trânsito brasileiro. Por isso, é fundamental, para a segurança dos usuários das vias públicas, que os motoristas conheçam as leis de trânsito para não cometerem infrações que oferecem perigo aos outros.
Confira algumas infrações de ultrapassagens indevidas e as respectivas penalidades previstas pelo CTB: 199: ultrapassar pelo lado direito sem que o veículo da frente esteja na faixa apropriada dando sinal de que irá entrar à esquerda.
Quanto à categoria das multas aplicadas em casos de ultrapassagem, elas podem ser de natureza leve, e até mesmo gravíssima, dependendo de cada caso. Vamos dar uma olhada nos valores (em dinheiro) das multas e os pontos na CNH que elas geram, dependendo da natureza das infrações: Infração de natureza gravíssima – 7 pontos na carteira – R$ 293,47.
Qual a taxa paga por cheque devolvido?
Como solicitar isenção de Imposto de Renda?
O que é o renascimento cultural e científico?
Qual é a finalidade da psicologia?
Como podemos definir um reforma agrária?
Como podemos definir o território brasileiro resumo?
Qual a classificação das feridas quanto ao potencial de contaminação?
Como são feitos os instrumentos indígenas?
Como podemos definir a Geração 70?
Como deixar de ser uma pessoa mandona?
Quais são as definições de filosofia?
Como podemos definir o ato de dançar *?
Como podemos diferenciar grupos e agregados sociais?
O que são mudanças sociais em Sociologia?
Como saber se vc é uma pessoa intensa?