O verbo chamar é transitivo direto e indireto, estabelecendo regência sem preposição com um objeto direto e com preposição com um objeto indireto. São possíveis diversas construções corretas com o verbo chamar, com diversas preposições. Regência com a preposição de, com o sentido de apelidar, tachar ou denominar.
Etimologia (origem da palavra chama). Do latim flamma.ae. substantivo feminino Chamada; ação de chamar, de dizer o nome de uma pessoa, esperando que ela responda: chama o garçom, por favor!
O verbo fazer, quanto à predicação, é transitivo direto. O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto.
O verbo continuar é transitivo direto e indireto, intransitivo, copulativo e auxiliar, segundo Malaca Casteleiro, no seu Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, que apresenta os seguintes exemplos: «O filho não quer continuar o negócio do pai.» (transitivo direto)
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
40 curiosidades que você vai gostar
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.
...
Lista de verbos transitivos indiretosnecessitar;saber;acreditar;obedecer;precisar;gostar;conversar;duvidar;
Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.
Conjugação do verbo: continuarPresente. eu. continuo. tu. continuas. ... Pretérito Imperfeito. eu. continuava. tu. continuavas. ... Futuro. eu. continuarei. tu. continuarás. ... Presente. que eu. continue. que tu. continues. ... Futuro. se eu. continuar. se tu. continuares. ... Pessoal. eu. continuar. tu. continuares. ... eu. continuaria. tu. continuarias. ele/ ela/ você
O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural. Exemplos: Faz sete dias que não vejo minha irmã. Faz muito calor na sala ao lado. O verbo haver na expressão “haja vista” pode ser empregado ou no singular ou no plural.
A vida me fez Flamengo. Eu fiz do Flamengo minha vida.” O verbo FAZER, por ter muitas acepções, permite construções sintáticas várias. Assim, o primeiro exemplo é mais clássico, no qual se apresenta o verbo como TRANSITIVO DIRETO, sendo “Flamengo”, nesse caso, um predicativo do objeto direto (me).
O verbo fazer pode ser: Transitivo directo: «Ela fez as malas.» Transitivo directo e indirecto: «A modista fez um casaco à Maria.» Transitivo directo com predicativo do CD: «O João faz a Maria feliz.»
Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.
Significado de Chamam
Chamam vem do verbo chamar. O mesmo que: ligam, pedem, invocam, convocam, nomeiam, designam, recorrem, aproximam, apelidam.
Continue é a forma correta de escrita da palavra. A palavra continui está errada. Continue é a forma conjugada do verbo continuar na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do singular do imperativo.
Continuem vem do verbo continuar. O mesmo que: procedam, progridam, prossigam, avancem, sigam, prolonguem, recomecem, persistam, mantenham.
Continuemos vem do verbo continuar. O mesmo que: procedamos, progridamos, prossigamos, avancemos, sigamos, prolonguemos, recomecemos, persistamos, mantenhamos.
A predicação verbal nada mais é do que a forma correta de ligar sujeito aos termos que representam o predicado da oração ou o predicativo do sujeito.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.
Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…
É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
Objeto indireto
Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.
Como se chama o arranjo de cabelo para noiva?
Como funciona um sistema de chat?
Como se chama a casinha de gelo?
Quais são os sistemas de Endomembranas?
Como guardar cebolas na cozinha?
Como arrumar um quarto para criança?
Qual é a sequência dos números ímpares?
Como funciona o sensor de cor do EV3?
Como organizar a escrita do TCC?
Quais são os famosos que moram em Los Angeles?
O que colocar em sua mesa de trabalho?
Como funciona o sistema circulatório sanguíneo?
Como separar os produtos no supermercado?