O tigre é a maior espécie de felino e o leão é o rei das selvas. Mas se a disputa for na mordida, o campeão é um animal bem brasileiro: a onça-pintada tem a mandíbula mais potente entre os felinos.
Conheça a onça-pintada
É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo.
O gato-bravo-de-patas-negras é nativo de Botsuana, Namíbia e África do Sul e está entre os menores felinos do mundo. Porém, o seu tamanho não é proporcional ao seu apetite voraz: ele pode consumir até 14 roedores ou pássaros por noite, o que lhe confere o título do felino mais mortífero do mundo.
Conhecida pelo seu nome em tupi, a suçuarana, também chamada de leão da montanha e leão-baio – é classificada como espécie vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Outrossim, a pintada tem um corpo que a facilita nadar, escalar e rastejar, portanto, é um animal cheio de habilidade. Dessa maneira, se for preciso atacar, essa é a onça mais perigosa.
22 curiosidades que você vai gostar
Considerada o segundo maior felino do Brasil, a onça-parda (Puma concolor) se difere de seus primos de grande porte pela vocalização. Enquanto a onça-pintada emite um urro forte, a parda solta uma espécie de miado.
A onça-preta, também conhecida por jaguar-preto, é uma variação melânica da onça-pintada (ou jaguar). Antes se pensava que poderiam tratar-se de espécies diferentes, mas sabe-se hoje que a onça-preta e a onça-pintada são da mesma espécie, Panthera onca.
No Brasil, a família é representada por três gêneros constituídos de nove espécies. Nomes comuns: Onça-pintada, onça-preta, jaguaretê, canguçu.
áreas onde foi evidenciada a presença de hábitats adequados estão no Pantanal, na região de contato entre a Amazônia e o Cerrado, e em áreas de savanas Amazônicas, com destaque para os mosaicos de hábitats presentes nas savanas do complexo rio Branco-Rupununi, no Estado de Roraima.