Atenção às informações em destaque nos rótulos Assim, dizer que um alimento é “zero açúcar”, “livre de gorduras trans”, “natural”, “caseiro”, “igual ao da vovó” não significa que o produto seja realmente saudável. Portanto, observe se açúcar, sal ou gordura aparecem como primeiros da lista. Esse é um sinal de alerta.
DE OLHO NO RÓTULO É importante verificar todos os nutrientes presentes na tabela nutricional (que fica geralmente na parte de trás do produto) e considerar o tipo de alimento em questão. Por exemplo, um alimento integral deve ter quantidade significativa de fibras. Se não tiver, desconfie.
O tipo de ingredientes, se são reais (provêm de fonte natural), se são modificados (caso das gorduras hidrogenadas) ou se são sintéticos (caso dos aditivos e vitaminas adicionadas)
Se o alimento vier numa embalagem a sua lista de ingredientes deve conter 1 ou 2 ingredientes no máximo. Regra geral um alimento que tenha uma longa lista de ingredientes é quase de certeza um produto ultraprocessado.
Para entender o que está no rótulo, deve-se identificar a informação nutricional e a lista de ingredientes:
Os primeiros ingredientes definem o produto (o que é maioritariamente feito). Alimentos minimamente processados e com apenas o ingrediente real (o alimento in natura ou refrigerado, ou congelado, ou seco, ou moído ou fermentado), esta deveria ser a base da nossa alimentação.
O que fazer com folhas de caderno usadas?
Onde aplicar medicamento em aves?
Quanto custa vigilância 24 horas?
O que é que quanto mais se tira mais aumenta?
Como escrever uma conclusão de trabalho?
Quanto tempo demora para o álcool sair do leite materno?
Qual a diferença entre competência e jurisdição?
Qual fruta é boa para inflamação?
O que as políticas distributivas pretendem atender?
Quanto tempo demora um corpo a ser cremado?
Qual é a nota de corte para Direito no Enem?
Quem tem diverticulite pode comer ovo?