O juramento olímpico, escrito por Pierre de Coubertin, foi pronunciado pela primeira vez por um atleta nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920 em Antuérpia. O primeiro juramento pronunciado por um árbitro foi nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 em Sapporo.
Para pronunciar o juramento olímpico, o atleta deve ser membro da delegação do país anfitrião e, segurando uma das pontas da bandeira olímpica, recitar o texto. A única modificação no texto foi a seguinte menção antidoping, incluída em Sydney, 2000: “… me comprometendo com um esporte sem doping e sem drogas”.
O Olimpismo é uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva.
O juramento do atleta foi feito pela primeira nos Jogos Olímpicos de Antuérpia-1920. A inspiração veio da Grécia Antiga, na Antiguidade, quando os gregos faziam uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem honra, boa vontade e esportividade.
O juramento – Juramento é um compromisso, afirmação ou promessa solene, pronunciado em público. Desde os Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920, um atleta faz o juramento olímpico em nome de todos os participantes, durante a cerimônia de abertura.
Os anéis entrelaçados são de cores diferentes, que representam cada continente, sendo o azul: Europa, amarelo: Ásia, preto: África, verde: Oceania e vermelho: as Américas. Ao final de cada edição dos Jogos, a Bandeira Olímpica é passada para a próxima cidade-sede como uma expressão simbólica.
O juramento atual é o seguinte: “Em nome de todos os competidores, prometo participar destes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, me comprometendo com um esporte sem doping e sem drogas, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes”.
Com o esporte, aprendemos diversos valores, mas existem três que o Movimento Olímpico destaca: Amizade, Excelência e Respeito.
RESPOSTA: O Comitê Olímpico do Brasil é uma organização não governamental que trabalha na gestão técnica-administrativa do esporte, tendo como funções principais proteger e promover o movimento olímpico no território nacional e representar a delegação brasileira em jogos multiesportivos internacionais.
O juramento olímpico é feito por um atleta e um juiz durante a Cerimônia de Abertura de cada edição dos Jogos Olímpicos . O atleta, membro da delegação do país anfitrião, segura uma ponta da bandeira olímpica e recita o texto escrito pelo Barão de Coubertin e levemente alterado desde então.
Desde Munique 1972, também há um juramento feito por um árbitro. Segurando uma ponta da bandeira olímpica, o árbitro fala sobre imparcialidade, respeito e espírito esportivo. O atleta, da equipe do país organizador dos Jogos, segurando uma ponta da bandeira olímpica, recita o juramento:
Nos Jogos Olímpicos Modernos, a chama olímpica foi utilizada pela primeira vez em Amsterdã (1928), e apenas em 1936 surgiu o primeiro revezamento da tocha, em Berlim, Alemanha. A técnica de acender a tocha olímpica por meio dos raios solares foi mantida desde a Grécia Antiga. Nos jogos modernos, reproduz-se a cerimônia de Olímpia.
Desde que começaram a ser disputados na era moderna, os Jogos Olímpicos ganharam alguns símbolos. A cada quatro anos, vários países reúnem-se para celebrar uma grande festa do esporte mundial: a Olimpíada de Verão.
O que é imponderabilidade por que ela ocorre?
Qual é o melhor material MDP ou MDF?
Quais setores econômicos possuem perspectivas de crescimento econômico no Espírito Santo?
Quais os riscos do mau uso dos produtos de limpeza?
Quem salvou Josuke Higashikata?
Como se faz um resumo de um trabalho?
Quais cidades de Santa Catarina tem sinal digital?
O que acontece se eu estourar o limite do cartão de crédito?
Quais os sushis que não engordam?
O que significa dizer que a saúde seria uma norma programática?
Porque as pessoas se sentem superiores?
Quantas tilápias cabem em uma caixa d'água?
O que acontece com Hope em The Originals?
Qual verdura grávida não pode comer?