Em geral o custo do MDF é superior ao do MDP de 20% e 25% e, pela nossa experiência prática podemos afirmar que MDP é um material com maior resistência (aguenta mais peso, absorve menos umidade do ambiente e por ser menos maleável tem menor desgaste com o tempo) já o MDF, garante melhor acabamento tanto em processos de ...
O móvel feito de MDP pode ser considerado mais resistente e com maior durabilidade que o móvel feito com MDF. Mas ele é recomendado para a fabricação de móveis com linhas retas, sem formas orgânicas muito exageradas, baixo relevo ou cantos arredondados. Assim como o MDF ele também não resiste bem a umidade.
Já o MDF – Medium Density Fiberboard (Fibras de Média Densidade.) é homogêneo, pois não possui camadas. Fazendo uma analogia, é como se fosse um algodão de madeira prensado.
Nesse ponto, a fabricante explica: “Tanto o MDP quanto o MDF são feitos a partir de madeira (suscetível a umidade), portanto é muito importante que TODOS os lados e superfícies dos painéis sejam revestidos, o que evita a absorção da umidade e preserva sua qualidade”.
MDF e MDP são as matérias primas mais utilizadas para fabricação de móveis e elementos de organização, como prateleiras, nichos e similares, pois garantem redução nos custos, durabilidade e acabamento de primeira.
O MDP é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem. Sua falta de aproveitamento, no entanto, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.
O MDF é um material muito fácil de se trabalhar. Podemos fazer: Armários de cozinha, quarto, banheiro; homes; mesas; cadeiras e muito mais. A textura da chapa é suave e lisa, PERFEITO para aquela pintura em lacca ou lâmina natural envernizada. Tem ótima durabilidade e em condições ideais podem durar décadas.
Em materiais como mdf e mdp, por exemplo, o que faz a estrutura ficar mais firme é a densidade, ou seja, a quantidade de partículas (no caso do mdp) e de fibras (no caso de mdf) que está agrupada em toda a sua extensão, e com qual força elas estão agrupadas.
Na indústria da construção civil, por exemplo, o MDF hidrorrepelente é indicado para a utilização em áreas sujeitas à umidade e o seu acabamento, quando laqueado, é perfeito.
Quais as vantagens do MDP?
O MDF e MDP são produtos feitos de fibra ou partículas de madeira, que são pressionados e moldados por meio de uma máquina de pressão que une os componentes, formando placas de diferentes espessuras. Geralmente, são utilizados na confecção de móveis.
Outra diferença entre os dois materiais é que o MDP apresenta alta absorção de tintas no acabamento final e o MDF não. Assim, para essa finalidade, as placas de MDF tornam-se mais vantajosas, já que permitem, por exemplo, que a finalização em laca seja mais homogênea, sem irregularidades na superfície.
O MDF é comercializado de duas formas: ao natural e com revestimentos. É comum encontrar no mercado móveis de MDF de diversas cores. Nesse caso, o painel de madeira foi revestido com BP, um material tratado com tecnologias específicas para dar mais resistência ao objeto.
O MDF é composto por fibras de madeira, de forma maciça, enquanto o MDP é feito com partículas de madeira, em três camadas. ... MDF MDP; Significado:
Como fortalecer o joelho lesionado em casa?
O que fazer para tirar mancha do aparelho?
Como mudar a ordem das páginas no Illustrator?
Tem como reaproveitar cerâmica?
Como mover um desenho no AutoCAD?
Como tirar o amarelo do farol com pasta de dente?
Como mover colunas para outra planilha?
Como tirar a amarelinha no site do Detran AL?
Como retirar o ar do aquecedor a gás?
Como tirar arranhões do meu relógio?
O que aconteceu com o cara que fazia Art Attack?
Como ganhar dinheiro com pequenos reparos?
Quanto tempo de treino para correr meia maratona?