De acordo com o consultório do cirurgião-dentista Dr. Joseph Arzadon, da Virgínia, nos Estados Unidos, o tempo típico de recuperação dos dentes do siso é de três a quatro dias, embora possa durar até uma semana.
Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo. Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização.
A dor dependerá da complexidade da cirurgia e de como foi realizada. De forma geral, deve ser mais forte nos primeiros três dias, mas passível de controle com analgésico. Após isso, pode haver dor por até 7 a 15 dias.
Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles. Uma cicatrização completa poderá demorar cerca de dois meses ou mais.
Pós-operatório do siso: quais cuidados você deve ter?
Mantenha o repouso. A cirurgia para retirada do dente siso não é considerada muito complexa. ...
Aplique gelo no local. ...
Evite fazer bochecho. ...
Escove os dentes delicadamente. ...
Adapte sua alimentação. ...
Procure falar pouco. ...
Tome os medicamentos indicados. ...
A importância dos cuidados.
40 curiosidades que você vai gostar
O ideal é voltar com alimentos sólidos após remoção dos pontos , ou seja 7 dias. Se estiver se sentindo bem com um pouco de bom senso pode voltar a comer sólidos aos poucos... O ideal seria retomar aos alimentos sólidos com 1 semana, na retirada dos pontos. Aguarde mais um pouco.
Repousar após a extração é essencial
Evite falar muito. ...
Ficar em repouso o maior tempo possível nos três primeiros dias. ...
Não ficar exposto ao sol, evite atividades físicas e evite banhos muito quentes nos 5 primeiros dias.
Aplique compressas de gelo sobre a bochecha, na região do dente extraído, de forma intermitente (20 minutos com a compressa, 20 minutos sem a compressa) por até dois dias para minimizar o inchaço, hematomas ou qualquer desconforto.
Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.
Dicas para remover o inchaço após uma Cirurgia Oral
Seguir a medicação prescrita pelo Médico Dentista;
Aplicação de gelo durante 24 horas após a cirurgia – o gelo é o melhor anti-inflamatório;
Adotar dieta líquida/mole e fria nos primeiros dias;
Compressas com gelo podem ser ótimas alternativas para aliviar a dor e o inchaço na região.
...
Confira esse passo a passo e recupere-se de forma rápida e com saúde.
Gelo, muito gelo. ...
De olho na comida. ...
Não se empolgue com as medicações. ...
Não fume. ...
Evite bebidas alcoólicas.
Após a cirurgia, é normal que o paciente sinta dor. Esse desconforto ocorre devido a um processo inflamatório que se instala logo depois da extração e, de acordo com o dentista, isso é fisiologicamente comum.
As complicações infecciosas após a extração dentária incluem inchaço, dor, drenagem de pus e febre. Quando o local onde o dente ficava não é preenchido por um coágulo de sangue, pode surgir uma “alveolite seca”, que causa dor intensa e mau cheiro.
O maior problema enfrentado pelos dentes do siso, no entanto, é a falta de espaço para nascer. Nesses casos, o ideal é que seja extraído antes dos 30 anos. “Caso contrário, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e a extração fica mais complicada, podendo até lesionar os nervos da região.
Pode sim. A cirurgia não restringe este tipo de atividade normal do cotidiano. O ideal é seguir a orientação do profissional que realizou a cirurgia.
O que não comer
Da mesma forma que os alimentos condimentados, os alimentos ácidos podem irritar a boca após a extração dentária e também devem ser evitados. Durante a primeira semana após a extração do dente, evite lanches crocantes, mesmo aqueles que podem ser frios ou não tão duros.
O normal de um pós-operatório é campo de alvéolo (vão onde residia o dente) e normalmente fica com sangue acumulado, e nesse sentido, forma-se a cicatrização dentro pra fora. O mais correto em relação "buraco preto", indica-se retornar ao seu cirurgião-dentista.
6 truques simples de aliviar a dor de dente
Passar o fio dental e escovar os dentes. ...
Bochechar água com sal. ...
Usar cravo-da-índia. ...
Bochechar chá de gengibre e própolis. ...
Colocar gelo. ...
Tomar remédios.
“Mais um ponto importante é não cuspir e/ou fazer bochechos nos primeiros dias pois, desta forma, o coágulo de sangue retido dentro da cavidade onde estava o dente do siso pode se soltar, ocasionando dificuldades na cicatrização”, alerta.
“Na maioria dos casos, de um a dois dias de repouso são o suficiente”, indica a especialista. Além disso, também se recomenda evitar a exposição ao sol e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.
Poder transar até pode, mas dependendo de como foi a cirurgia é melhor evitar nos primeiros 7 dias; quanto à bebida, se você não estiver tomando nenhum medicamento não haverá problemas. O ideal é vc seguir as recomendações pós operatórias que o seu dentista deve ter passado por escrito.
Alimentos recomendados após a extração do dente siso
Sopas. Pode ser canja, de ervilha ou de legumes. ...
Legumes. Após alguns dias você estará pronto para devorar alimentos mais sólidos. ...
Sorvete. ...
Sucos e vitaminas. ...
Outros cuidados importantes. ...
A higiene bucal não pode parar.
Ou seja, não ajudará a combater a dor e o inchaço. Por isso, se sua vontade é de comer macarrão prefira o bifum - um macarrão bem fininho feito de arroz.
...
Álcool. ...
Alimentos condimentados ou ácidos. ...
Alimentos crocantes.
Pode ser sopa de fubá, canja ou de legumes. O importante é consumir alimentos de fácil ingestão nos primeiros dias após a cirurgia. E a sopa se encaixa bem nessa descrição. Você ainda tem a possibilidade de usar vários ingredientes para não enjoar de um único sabor.
Primeiramente, no caso de inflamação, o paciente deve recorrer ao dentista. Assim, o profissional irá avaliar o quadro e indicar a melhor solução. “As inflamações são tratadas com uso de medicações, podendo ser antibióticos e/ou anti-inflamatórios, usados isoladamente ou em associação”, comenta a odontologista.