A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos. É por vezes designada como Mundo ou Planeta Azul.
A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.
Capaz de atuar em qualquer ponto do Universo, a força da gravidade faz com que os corpos em queda livre nas proximidades da superfície terrestre sofram uma aceleração de aproximadamente 9,8 m/s2, ou seja, sua velocidade de queda aumenta 9,8 m/s a cada segundo.
A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.
Conheça a aceleração da gravidade da Terra.
Na superfície terrestre, podemos usar a equação simplificada Fgrav = mg para calcular a força da gravidade. Se quiser uma aproximação da força mais exata, você ainda pode usar a fórmula Fgrav = (GMTerram)/d2 para determinar a força da gravidade.
41 curiosidades que você vai gostar
Uma dica para o cálculo da força peso de algum objeto na Terra é que podemos aproximar a gravidade para um valor de 10 m/s2. Desta forma, basta multiplicar a massa por 10 que temos a força peso. Por exemplo, uma pessoa que possui uma massa de 80 kg está sob a ação da força peso de 800 N.
A gravidade age sobre a massa de um corpo, portanto, quanto maior a massa de um objeto, maior é a gravidade sobre ele. Tomando a Terra como exemplo, como o planeta possui massa muito superior à de um ser humano e dos objetos presentes nela, estes são atraídos para o centro da Terra.
Mas há outro fator importante que nos faz sempre cair: a distorção no espaço-tempo causada pela massa da Terra é a mesma em qualquer lugar do planeta (com exceção de algumas anomalias), por isso temos a impressão de sermos "puxados" em direção ao centro do globo terrestre.
Sem gravidade, o destino do universo como um todo não seria nem um pouco brilhante: aos moldes do ocorrido com Terra e Sol, os corpos celestes também seriam desintegrados. Adeus, portanto, a planetas, estrelas, asteroides, cometas e tudo mais.
Quem faz botox uma vez tem que fazer sempre?
Quantos litros tem uma lata de tinta de 1 4?
O que é necessário para fazer um exame de DNA?
Qual a melhor Cafeteira para comércio?
É normal ficar com a barriga doendo depois da relação?
Como é a dor de furar o nariz?
Como calcular a quantidade de mesas e cadeiras para uma festa?
Quais são os elementos que constituem a justificativa e os objetivos?
Quando as fezes afundam no vaso?
Qual o motivo quando a água não circula no radiador?
Qual foi a maior goleada que o Santos já fez?
É normal o backup do iPhone demorar?
O que devo usar para cobrir pergolado?
Quantos quilos o hipotireoidismo engorda?
Quanto um pedreiro cobra por metro quadrado de muro?
Quais as exigências para entrar em Portugal?