Foi durante a Primeira Guerra Médica (os gregos chamavam os persas de medos, nome de um dos povos que formavam a Pérsia) que ocorreu um dos episódios mais conhecidos da Grécia Antiga.
Por volta de 500 a.C., a Pérsia controlava um grande império cujo centro estava onde é o atual Irã. ... Essa revolta deu início às Guerras Greco-Pérsicas, uma longa série de batalhas entre os gregos e os persas que se estendeu por cerca de cinquenta anos.
A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.
As Termópilas Invasão persa da Grécia (480–479 a.C.)
O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta. Mais tarde as cidades-Estado e suas ligas, também vieram a fazer um papel importante na península Itálica.
Recebem o nome de Guerras Médicas (ou Guerras Medas, Guerras Greco-Persas, Guerras Greco-Pérsicas e Guerras Persas) os conflitos entre os antigos gregos e o Império Persa durante o século V a.C. ocorridos na região do Mediterrâneo Oriental.
Guerras Médicas, Guerras Greco-Persas, Guerras Persas ou Guerras Medas são designações dadas aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 4 a.C. A colisão entre o mundo político fragmentado dos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e o enorme império dos ...
As Guerras Médicas tiveram como principal razão a disputa entre gregos e persas pelo controle de uma série de territórios no Mediterrâneo que haviam sido colonizados pelos gregos e que estavam ameaçados pelos persas.
A colisão entre o mundo político fragmentado dos gregos ( aqueus, jônios, dórios e eólios) e o enorme império dos persas começara pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, especialmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.
Era como os gregos designavam os estrangeiros, as pessoas que não eram gregas e aqueles povos cuja língua materna não era a língua grega. Principiou por ser uma alusão aos persas, cujo idioma cultural os gregos entendiam como "bar-bar-bar". Os romanos também passaram a ser chamados de bárbaros pelos gregos.
O conflito entre os dois grupos ocorreu em torno do poder e do controle do comércio marítimo. Os gregos foram formados por diversos povos: aqueus, jônios, dórios, eólios.
Os gregos saíram vitoriosos, sob o comando de Temístocles, que ainda insistiu na continuação do duelo, mas desta vez na região da Ásia Menor e não nas cidades gregas. No entanto, Esparta– a grande força militar da Liga de Delos – discordou da proposta de Temístocles temendo uma nova invasão da região do Peloponeso.
Onde descartar a caixa de Perfuro-cortantes?
Significado de destilado em espanhol?
Quem mata o demônio de olhos amarelos?
Como aliviar o congestionamento nasal?
Quais os planos de delimitação e Secção E qual a diferença entre eles?
Pode molhar a tatuagem no primeiro dia?
Porque pressão alta pode matar?
O antonimo de posteriormente é?
Porque o umbigo tem cheiro de bunda?
Qual tecla apertar quando o pc trava?
O que são políticas públicas para a educação?