A luminosidade deste quasar é, portanto, cerca de 2 bilhões (2×1012) vezes mais brilhante que nosso Sol, ou cerca de 100 vezes o total da luminosidade de uma galáxia gigante média como a nossa Via Láctea. Entretanto, este valor assume que o quasar esteja emitindo energia em todas as direções.
Com base na magnitude aparente, o Sol é a estrela mais brilhante vista da Terra. Contudo, vale ressaltar que nem todas as listas das estrelas mais brilhantes incluem o Sol, já que muitas delas consideram apenas as estrelas observáveis no céu noturno.
Maior objeto já descoberto
Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.
Sírio, também chamada de Sirius, α Canis Majoris é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu, com uma magnitude aparente de −1,46.
Astrônomos encontraram um quasar a cerca de 12,7 bilhões de anos-luz da Terra, com jato relativístico incrivelmente longo — aproximadamente 160 mil anos-luz de comprimento. Além de gigantesco, este pode ser o buraco negro supermassivo mais distante já detectado dentre os que possuem um jato detectado em raios-X.
37 curiosidades que você vai gostar
Astrônomos descobrem maior estrutura já vista no Universo | Ciência e Saúde | G1. Grupo de quasares tem dimensão de 4 bilhões de anos-luz, diz estudo. Descoberta desafia princípio cosmológico, afirmam cientistas internacionais.
Mesmo sendo tão fraca, a gravidade é a força mais importante ao olharmos para o céu. Planetas girando em torno do Sol, galáxias se formando com bilhões de estrelas, todas essas estruturas surgem da inevitável atração da gravidade. A força gravitacional sempre atrai corpos uns aos outros, com uma única exceção.
Canopus: É a segunda estrela mais brilhante do céu, está a uma distância de 310 anos-luz da Terra.
A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol. O diâmetro da superstar equivale a nove vezes a distância da Terra ao Sol!
Eles a encontraram a menos de 3 bilhões de anos-luz da Terra, e descobriram se tratar de um objeto gigantesco. Seu raio mede mais de 700 milhões de anos-luz, o que faz dele provavelmente a maior estrutura física do Universo.
Astrônomos dos EUA e da Hungria acabaram de identificar um anel resultante da explosão de raios gama que tem nada menos que 5 bilhões de anos-luz de diâmetro!
Parker Solar se torna a nave espacial mais rápida de todos os tempos. A Sonda Parker Solar Probe da NASA, que foi lançada em agosto de 2018, superou o recorde de aproximação do Sol e de maior velocidade atingida por algo produzido na Terra.
Eta Carinae emite 5 milhões de vezes mais energia que o Sol. ... Eta Carinae tornou-se famosa em 1850, quando superou o brilho de Sirius, a estrela mais brilhante do céu. (Sirius é a estrela aparentemente mais luminosa devido à sua proximidade com a Terra.
Hidra (Hya)
Hidra é a maior constelação da esfera celeste. Estende-se por mais de um quarto do céu, passando perto de constelações como, a Balança, o Centauro, o Corvo, a Taça, o Sextante e Câncer. É difícil de ver no céu, pois suas estrelas em geral têm pouco brilho, e é uma constelação muito extensa.
Maior Estrela já descoberta brilha 10 milhões de vezes mais que o Sol.
São elas Sirius, Arcturus, Vega, Capella, Rigel, Procyon, Betelgeuse, Altlair, Aldebaran, Spica, Pollux e Deneb, respectivamente, em ordem decrescente de magnitude aparente (intensidade de brilho vista da Terra).
A estrela mais brilhante no céu noturno depois do Sol, é a estrela branca Sirius (α CMA), localizada a apenas 8,5 anos-luz de distância na constelação do Cão Maior com Wezen e Adhara, outras estrelas entre os mais brilhantes.
Mas você sabe qual é a estrela mais próxima do Sol e, consequentemente, a segunda estrela mais próxima do nosso planeta? É Proxima Centauri, localizada a cerca de 4,2 anos-luz de distância daqui.
Devido à inclinação da Terra, nesta época, a mais bonita constelação no céu – Órion – coloca-se exatamente sobre o equador celeste.
Vênus é o mais brilhante dos planetas no céu noturno, sendo o terceiro objeto celeste mais brilhante no céu, perdendo apenas para a Lua e o Sol, ganhando a designação "Estrela d Alva" ou "Estrela Verspertina".
A partir de então, o ciclo evolutivo das estrelas, em geral, depende de um componente: a massa. Quanto maior a massa do astro, mais energia ele será capaz de produzir, o que significa que será uma estrela com brilho mais intenso e, ao mesmo tempo, com vida muito menor.
Gravidade. Pode parecer estranho, mas a gravidade, força que mantém tudo junto no universo, é a mais fraca das quatro forças fundamentais da natureza. Mesmo assim, ela é responsável por manter os planetas e luas em suas órbitas, juntar os sistemas estelares nas suas galáxias, e as galáxias juntas em aglomerados.
Um dado que sustenta o formato em esfera do universo é a existência de um fenômeno no qual a gravidade curva o caminho da luz – efeito previsto pela teoria da Lente Gravitacional, proposta por Albert Einstein. Outro indício é que a gravidade também curva a radiação eletromagnética deixada entre galáxias e estrelas.
Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca.
Como testar uma porta via telnet?
Como funcionava as cidades-estados na Mesopotâmia?
Como saber se minha planta está doente?
Como funcionava a religião na Grécia antiga?
Como abrir a campanha da ADA no Resident Evil 6?
O que significa dizer que uma pessoa é inocente?
Em que ano foi criado o circo?
Como colar pisca-pisca em vidro?
O que fazer quando começa a aparecer joanetes?
Como usar agulha para extrair cravos?
Como funcionava a máquina a vapor no começo da Revolução Industrial?
Quais os sintomas de picada de aranha marrom?
Como furar acrílico com serra copo?
Como furar vaso de cimento com prego?
Como saber se o móvel está com cupim?