Para encontrar Órion, o observador pode procurar no céu um conjunto de três estrelas próximas de brilho parecido e enfileiradas, conhecidas como “Três Marias” (seus nomes verdadeiros são: Alnilam, Alnitak e Mintaka). Estas fazem parte de Órion, sendo seu cinto ou cinturão.
Localizada na região equatorial celeste, a norte da constelação Lebre (Lepus), a constelação de Oríon é facilmente observável no hemisfério sul. No hemisfério norte, encontra-se especialmente visível no inverno.
A constelação de Órion é notável pela presença de muitas estrelas brilhantes, que formam figuras de fácil reconhecimento. ... Em seu centro figuram Alnitak, Alnilam e Mintaka, três estrelas de brilho similar alinhadas que constituem o Cinturão de Órion, asterismo conhecido popularmente como Três Marias.
O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”. Outro, é saber que elas estão realmente muito próximas no céu, estando a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra.
A partir da constelação de Órion é possível localizar a direção leste: a estrela Mintaka, uma das Três Marias, a primeira a nascer e a primeira a se por, marca a direção leste quando está nascendo e a direção oeste quando está se ponto.
O nome latino Orion – que costuma ser grafado como Órion em português, mas também Orionte e Orião – veio diretamente do grego Oarion, nome de um gigante mitológico, excelente caçador, que segundo a maioria das versões foi morto por engano por uma flechada da deusa Ártemis (Diana na mitologia romana), que o amava.
Em seu centro figuram Alnitak, Alnilam e Mintaka, três estrelas de brilho similar alinhadas que constituem o Cinturão de Órion, asterismo conhecido popularmente como Três Marias . Órion também possui numerosos objetos do céu profundo, sobretudo nebulosas.
Ela provocaria uma luz muito intensa, e depois de algumas semanas desapareceria, deixando um lugar escuro onde hoje está localizado o ombro de Orion. Orion pode ser visto tanto do hemisfério Norte como do Sul, e é fácil de se encontrar. A maneira mais simples é procurar as três estrelas que compõem seu "cinto".
Anteriormente, falamos sobre as 3 Marias, que são um asterismo de Órion. São três estrelas brilhantes (Mintaka, Alnilam e Alnitak), que formam uma linha reta – que também pode ser interpretado com o Cinturão de Órion.
Representação do caçador Órion. As três estrelas que conhecemos como três Marias, na verdade se chamam Mintaka, Alnilam, Alnitak. Confere abaixo a escala das Três Marias com o Sol. Escala das “Três Marias” com o Sol. Imagem: Universo Inteligente.
Onde encontrar o RS do professor?
Como descobrir o SKU de um produto?
Como esvaziar a mente de pensamentos negativos?
Como funciona o Ideb como é avaliada?
Como abrir porta para impressora?
Como tratar dermatofitose em cavalos?
Como adicionar um programa no Kaspersky?
Porque o umbigo do bezerro incha?
Qual o melhor remédio para tratar a candidíase?
É normal ter corrimento com mau cheiro na gravidez?
Como transmitir a tela do celular para o Xbox 360?
Quanto tempo vive uma pessoa com câncer de laringe?