A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo.
Podemos determinar a carga elétrica do núcleo atômico ou da eletrosfera por meio do seu número atômico Z.
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
O corpo pode apresentar carga neutra, negativa ou positiva. Isso vai depender da predominância de partículas subatômicas presentes. Sendo assim, será: Neutro – quando apresentar uma carga neutra ou nula, a quantidade de prótons (+e) e elétrons (-e) no sistema é igual.
Assim sendo, cada átomo possui um núcleo, tendo uma determinada carga elétrica positiva. Essa carga positiva se dá em razão da presença, no núcleo, de partículas denominadas prótons. Também no núcleo, além dos prótons, existem os nêutrons, que são partículas que não possuem carga elétrica.
Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k. (q1.
A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas). Por exemplo, se um cátion apresenta a carga 1+, quer dizer que ele perdeu um elétron.
Carga formal = V - (L + ½ S) V = quantidade de elétrons de valência do átomo livre; L = quantidade de elétrons presentes nos pares isolados (não ligantes) do átomo na estrutura; S = quantidade de elétrons compartilhados pelo átomo na estrutura.
Se um corpo está com carga elétrica neutra, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Onde Q é o módulo da carga elétrica, n é a quantidade de elétrons,e e é a carga elétrica elementar, e = 1,6 . 10-19C....Exercícios e questões de vestibulares.
A) | Q' = 1 Q |
---|---|
C) | Q' = 4 Q |
D) | Q' = Q / 2 |
E) | Q' = Q / 4 |
Por meio do modelo atômico de Rutherford, algumas características dos átomos passaram a relacionar as cargas elétricas com suas partículas constituintes; sendo que os prótons são positivos; os elétrons, negativos; e os nêutrons não apresentam carga.
S = 4 ( quatro elétrons foram compartilhados com o carbono). Veja que todos os valores da carga formal para os átomos dessa estrutura deram iguais a zero. Agora vamos realizar o cálculo da carga formal para os átomos na estrutura 2: S = 4 (quatro elétrons foram compartilhados com o outro átomo de oxigênio).
Assim, a diferença entre esse número de elétrons que o átomo deveria ter na molécula e o número de elétrons de valência do átomo livre é a carga formal. Isso pode ser expresso por meio da seguinte fórmula matemática:
Para calcular a quantidade de cargas elétricas, utiliza-se a seguinte expressão: Q = n.e. Onde, Q: carga elétrica n: quantidade de elétrons e: 1,6 . 10-19 C, chamada de carga elétrica elementar
O que é preciso para emitir um certificado de curso?
Qual a carga horária de um Porteiro noturno?
O que rima com a palavra rimada?
Quem não entra na nova reforma da Previdência?
Porque familia real toda corte portuguesa se transferiram brasil?
Como saber se o aluno tem direito aos 500 reais?
Quais são os objetos de aprendizagem?
Como faço para renovar minha cnh?
Qual é a menor camada do planeta Terra?
No que consistiu a grande depressão?
Não é característica da linguagem literária?
Quando entregar a rais negativa 2020?
Em referencia as grandezas escalares e vetoriais pode-se afirmar que?