Inteligência Artificial (IA) Realidade aumentada.
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
Como exemplos já existentes dessa combinação que tem fundamentado a Quarta Revolução Industrial, podemos apontar a biotecnologia, blockchain, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, robótica, internet das coisas e a já mencionada impressão 3D, o que não esgota lista de possibilidades.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
Inteligência artificial, robótica e máquinas fazendo máquinas: embora pareçam temas de filmes de ficção científica, essas são só algumas das características da indústria 4.0. A quarta Revolução Industrial está acontecendo e vai exigir das fábricas um amplo passo no caminho da inovação.
39 curiosidades que você vai gostar
A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
Nessa fase da Revolução Industrial, foram criadas também:Telefonia móvel.Foguete de longo alcance.Utilização da energia atômica.Desenvolvimento da biotecnologia.Criação de robôs usados nas indústrias.
As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.
Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos.
As consequências mais importantes da segunda Revolução Industrial foram: O aumento da produção em massa e em um curto espaço de tempo, provocando também o aumento do comércio. O crescimento das doenças. O desemprego e a maior disponibilidade de mão de obra mais barata.
Por sua vez, as novas tecnologias, ao reduzir os custos de produção e distribuição, podem induzir a um grande aumento de consumo, gerando impactos ambientais negativos. Segundo o Global E-waste Monitor, o lixo eletrônico cresceu 8% entre 2014 e 2016. E a previsão é de que aumente 17% até 2021.
Um dos grandes impactos da indústria 4.0 está relacionado à mão de obra. É forte a diminuição tanto de postos de trabalho quanto de atividades repetitivas e braçais. O modelo de fábrica como se conhece está mudando. Os trabalhadores apresentarão um papel mais estratégico, voltado para o conhecimento técnico.
Um dos maiores impactos causados pela indústria 4.0 será uma mudança que afetará o mercado como um todo. Consiste na criação de novos modelos de negócios. Em um mercado cada vez mais exigente, muitas empresas já procuram integrar ao produto necessidades e preferências específicas de cada cliente.
O avanço tecnológico característico da Revolução Industrial permitiu um grande desenvolvimento de maquinário voltado para a produção têxtil, isto é, de roupas. Com isso, uma série de máquinas, como a “spinning Jenny”, “spinning frame”, “water frame” e a “spinning mule”, foram criadas para tecer fios.
A indústria 4.0 é o conjunto de interações entre a tecnologia e as decisões humanas com foco em alta performance. Sistemas de Big Data, inteligência artificial, internet das coisas, orientação a serviços, conectividade entre os equipamentos e modularidade dos processos são itens que configuram essa nova revolução.
A poluição das indústrias também está associada ao aquecimento global, um fenômeno que está associado ao derretimento das calotas polares, elevação do nível dos oceanos e diversas alterações climáticas — tais como secas, furacões e enchentes — que ameaçam a vida de milhões de pessoas e levam fome e destruição à ...
As indústrias são as principais poluidoras dos nossos corpos hídricos. Isso, por simples irresponsabilidade, grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios e lagos, prejudicando todo o ecossistema, tornando a água imprópria para o consumo e afetando a fauna local.
O principal impacto da crescente atividade fabril - em vigor até hoje - foi o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera (PINHEIRO, 2010).
Durante a Terceira Revolução Industrial houve o desenvolvimento nas áreas de informática, eletrônica e robótica. Nesse período foram criados diversos produtos ligados à tecnologia. Algumas invenções da década de 1950 foram se aprimorando ao longo dos anos e permanecem até hoje.
A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, representa um período de avanço tecnológico que uniu ciência e indústria. A Terceira Revolução Industrial, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, representa a robotização do sistema produtivo.
A tecnologia trouxe, com o passar dos anos, uma modernização nos utilitários de produção, comunicação, estudo e interação. O avanço nos aparelhos eletrônicos como telefones celulares, computadores, câmeras fotográficas, aparelhos de som são alguns exemplos dessa modernização obtida pela melhoria da tecnologia.
AS TRÊS FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. É dividida em três fases, pois cada uma foi responsável por acontecimentos importantes durante determinado período. A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão.
A vida do trabalhador na Revolução Industrial
Podemos citar o fato de que o processo de produção de mercadorias foi alterado e passou da manufatura para a maquinofatura. Isso significa que o trabalho deixou de ser artesanal para ser industrial, pois antes as roupas eram produzidas manualmente.
Embora tardia, os efeitos da Revolução Industrial no Brasil foram positivas em muitos aspectos: - Diminuição da dependência da importação de produtos manufaturados. - Aumento da produção com diminuição de custos, barateando o preço final dos produtos. - Geração de empregos na indústria.
Quais os 5 principais desafios da indústria 4.0?Primeiro desafio: Segurança. Como diria o ditado: “segurança em primeiro lugar”. ... Segundo desafio: Falta de habilidade. ... Terceiro desafio: Tecnologias legadas. ... Quarto desafio: Inteligência Artificial (IA) ... Quinto desafio: Conectividade.
O que sao números multiplicativos?
Como é a respiração dos peixes pulmonados?
O que o filósofo platão entendia sobre beleza?
Por que primeiro de abril é o dia da mentira?
O que eram os carimbos qual era a sua função?
Devo assistir primeiro o hobbit ou senhor dos aneis?
Qual o certo afilhado ou afiliado?
Qual é o significado de esteticamente?
Quantos ecossistemas existem no brasil?