T. H. Marshall relaciona o desenvolvimento da cidadania ao desenvolvimento de cada um daqueles três de seus elementos, surgidos e afirmados cada qual em um século diferente: os direitos civis teriam se formado no século XVIII; os direitos políticos, no século XIX, e os direitos sociais, no século XX.
Marshall ao estabelecer o conceito de cidadania, divide-o em três partes: civil, política e social.
Thomas Marshall traz um conceito clássico de cidadania previsto em três frentes: Direitos civis: liberdades individuais; Direitos políticos: garantia de participação política; ... O cidadão é aquele indivíduo que é membro pleno de uma comunidade e possui igualdade de direitos e deveres.
Na Inglaterra a cidadania teve início com os direitos civis, entretanto, no caso brasileiro, a sequência lógica foi invertida, aqui houve primeiro a inserção dos direitos sociais. Em 1930 a implementação dos direitos sociais deu-se diante da supressão de direitos políticos e com redução dos direitos civis.
T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito: ... Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18; 2.
Marshall (1967) destaca que a cidadania, mesmo em suas formas iniciais, constituiu um princípio de igualdade e, durante aquele período, era uma instituição em desenvolvimento. Todos os homens, em teoria, eram livres, capazes de gozar de direitos.
Cidadania e direitos civis - Os direitos civis e as revoluções do século 18. A cidadania moderna refere-se ao conjunto de direitos e deveres dos cidadãos que pertencem a uma nação, ou seja, o povo de um país. O núcleo dessa cidadania compõe-se basicamente de três elementos: o civil, o político e o social.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
1.1 - Breve resumo dos documentos referentes aos Direitos Humanos ao longo da história do mundo
Mais do que conquista, o reconhecimento desses direitos caracteriza-se como reconquista de algo que, em termos primitivos, se perdeu, quando a sociedade se dividira entre proprietários e não proprietários” (1992, p.137) No que tange a finalidade desses direitos tidos como fundamentais, Canotilho aponta uma dupla perspectiva:
“Os direitos humanos fundamentais, em sua concepção atualmente conhecida, surgiram como produto da fusão de várias fontes, desde tradições arraigadas nas diversas civilizações, até a conjugação dos pensamentos filosóficos-jurídicos, das ideias surgidas com o cristianismos e com o direito natural.
A origem dos direitos individuais do homem pode ser apontada no antigo Egito e Mesopotâmia, no terceiro milênio a.C., onde já eram previstos alguns mecanismos para proteção individual em relação ao Estado.
O que significa o símbolo V deitado?
Qual melhor suco para tireoide?
Qual era a religião do povo hebreu?
Qual a classificação das estrelas de acordo com a sua massa?
Quais os direitos do inquilino quando o proprietário pediu o imóvel comercial?
Como vedar janela de vidro contra frio?
Qual a medida de radiação solar?
Quais são os principais resíduos gerados pela indústria alimentícia?
Quais são prazos das licenças ambientais em âmbito nacional?
Quais são os amuletos de proteção?
Como deixar os músculos mais aparentes?
Quais são os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos imigrantes?
Quantos cavalos tem a Spin 1.8 2017?
Qual o Idol mais bonito do K-pop?