Anãs vermelhas: São as estrelas mais comuns, representam cerca de 73% das estrelas do Universo. Seu brilho é fraco, são estrelas pouco massivas. Gigantes azuis: São estrelas de temperaturas superiores a 10.000 K, muito massivas, podendo apresentar até 250 vezes a massa do Sol.
Os astrônomos classificam as estrelas pelo tamanho e pela temperatura superficial. Conforme seu tamanho, as estrelas podem ser chamadas de supergigantes, gigantes brilhantes, gigantes, subgigantes, anãs ou normais e subanãs.
De acordo com o seu espetro as estrelas podem classificar-se em sete tipos espetrais designados pelas letras O, B, A, F, G, K e M. As estrelas mais quentes são as do tipo O. As mais frias são as do tipo M. Dentro de cada tipo espetral consideram-se 10 subtipos, designados de zero a nove.
Como regra geral, podemos dividir as estrelas quanto à sua massa em 3 tipos: estrelas de massa entre 0,08 e 4 massas solares (chamaremos de estrelas “peso” leve apesar de a expressão “peso” não ter valor real nesse caso) estrelas com massa entre 4 e 8 massas solares (chamaremos de estrelas “peso” médio)
Alguns tipos de estrelas são: anãs brancas, anãs marrons, gigantes vermelhas, supergigantes azuis, estrelas de nêutrons e estrelas variáveis.
23 curiosidades que você vai gostar
O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.
As estrelas de sequência principal, chamadas de estrelas anãs, são a absoluta maioria das estrelas no Universo, o nosso Sol, por exemplo, trata-se de uma anã amarela, uma estrela de sequência principal de “baixa temperatura” quando comparada às estrelas mais quentes, como as anãs azuis.
A massa mínima que a protoestrela precisa ter para seu núcleo atingir a temperatura suficiente para acender as reações nucleares e formar uma estrela é de aproximadamente 10% da massa do Sol (o valor teórico é 0,08 massas solares), correspondendo a aproximadamente 70 vezes a massa de Júpiter.
Para medir as massas das estrelas de um sistema binário os astrônomos têm que em primeiro lugar determinar o seu movimento orbital ou seja, verificar quantos anos elas levam para descrever uma órbita completa. Este intervalo de tempo pode ser de dezenas de anos e ele é o valor de P na equação acima.
Como saber se meu antepassado se naturalizou brasileiro?
Como tirar manchas amarelas que ficam nas roupas embaixo da axila?
Como tirar manchas de mesa de vidro?
Como funcionam as aulas da UNIP?
Como saber se o seu amor é recíproco?
Como tirar manchas de tinta em couro sintético?
Como aquecer periquitos no frio?
Como consultar advogado suspenso?
Como funciona As entregas do Rappi?
Como faço para carregar o bastão de Selfie?
O que fazer quando a parede está torta?
Como verificar nível de tinta da impressora Epson XP 241?
Como fazer recarga no Free Fire pelo id?
O que acontece se pagar Darf a mais?
Como pegar o índice de um array JavaScript?
Como recarregar cartucho de tinta colorida HP?