Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido.
Eles devem ser sempre adicionados com o tanque cheio para que sejam diluídos na quantidade certa – a medida correta é um frasco de 200 ml para cada 200 litros de combustível, segundo informa a AC Delco, um dos mais conhecidos fabricantes de aditivos.
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
Na reposição da mistura, é importante ficar atento à proporção de 50% de aditivo e 50% de água. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d água.
O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.
41 curiosidades que você vai gostar
Com o tempo, uma mistura de aditivo e água vai perder suas propriedades anticorrosivas. Substitua com uma nova mistura na proporção especificada no manual do veículo. Tal proporção, geralmente, está em torno de 50% a 60% de água para 50% a 40% de aditivo.
Coloque 1 litro de aditivo na garrafa, e após coloque um litro de água, de preferência destilada. Sacuda a garrafa e pronto, esta mistura está pronta para uso.
Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.
A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo. Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água.
“O recomendado pelo fabricante é utilizar aditivo, porque ele tem a função de proteger o sistema contra ferragens, ajuda a controlar o ponto de ebulição do líquido e evita congelamento”, afirmou Michel Amâncio.
More videos on YouTube
É metade água, metade um aditivo chamado etilenoglicol, e já existe à venda os frascos com essa mistura pronta. E é com ele que se deve completar, porque se toda vez que parar no posto completar com água pura, não demora muito e a proporção do aditivo cai a zero.
O aditivo restaura a potência e melhora a aceleração, reduz o consumo de combustível e as falhas na marcha lenta e facilita a partida. O fluido limpa o sistema de combustível e reduz emissões de gases poluentes.
Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.
O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.
A diluição dos aditivos do tipo CONCENTRADO deve ser feita com água desmineralizada, destilada ou deionizada. O uso de água da rede, água de poço ou qualquer outra água que não possua alta pureza compromete o desempenho do aditivo e pode levar a falhas no sistema de arrefecimento.
O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo.
Pode ser utilizado sem diluição ou diluído na proporção indicada de 33%. Exemplo: para um sistema de 6 litros, utiliza-se 4 litros de água para 2 litros do aditivo.
Agora você já sabe que os melhores aditivos para radiador do mercado são:DELPHI - Aditivo para Radiador Concentrado Orgânico.AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life 5L.KOUBE - Aditivo para Radiador Flex & Diesel.AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life Tropical.ACDELCO - Aditivo de Radiador Concentrado.
Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador
Não há nenhum problema em adicionar aditivos diferentes no radiador. Porém, se você mistura um fluido com vida útil de 5 anos e outro com vida útil de 2, ambos passam a valer por somente dois anos.
As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano. É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo.
Como colocar água no radiador: encontrando o reservatório
A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.
Quanto tempo demora para um Pokestop ser aprovado?
Onde consigo o protocolo de viabilidade?
Como reclamar de uma embaixada?
Qual a origem de pedir a bênção aos pais?
Como passar uma matriz para uma função em C?
Tem como eu antecipar minha formação superior?
Como saber que o tablet está com vírus?
Como saber se minha mulher gosta de outra pessoa?
Qual o significado dos signos de fogo e terra?
O que significa Cupim na parede?
Quando que a tireoide pode virar câncer?
O que é ser uma pessoa espiritual?
Como saber se uma célula é igual a outra no Excel?